A alemã Heinz-Glas garantiu financiamento da UE de € 15 milhões para investir em um forno elétrico flexível em sua unidade de Piesau, na Turíngia.
O financiamento será usado pela subsidiária da fabricante de vidro Spezialglas Piesau para investir em um forno de 90 toneladas por dia.
A subsidiária do grupo Heinz-Glas também planeja substituir componentes posteriores por alternativas ecologicamente corretas.
O investimento total reduzirá as emissões de CO2 em 6.250 toneladas por ano.
O uso de tanques de fusão totalmente elétricos (VES) possibilita a substituição de fontes de energia fósseis por eletricidade verde.
No entanto, os fornos elétricos têm limitações técnicas: a capacidade diária de fusão não é flexível e o uso de caco de vidro é limitado.
Para superar tecnicamente as limitações conhecidas anteriormente, a Heinz-Glas pesquisou um tanque de fusão totalmente elétrico e flexível.
Como parte do desenvolvimento experimental, o forno de fusão e o canal de alimentação totalmente elétrico são continuamente analisados e avaliados de acordo com critérios científicos durante a operação, a fim de derivar parâmetros para fornos VES flexíveis em escala industrial.
A conclusão bem-sucedida do projeto permitirá o uso de fornos de fusão totalmente elétricos em toda a indústria do vidro e pode contribuir para a descarbonização do setor.
Os resultados obtidos serão incorporados ao projeto de investimento, que, além da construção do novo edifício de produção, também inclui a conversão dos sistemas existentes em Piesau.
A tecnologia do tanque pretende responder melhor às capacidades de produção necessárias. O uso de cacos de vidro reciclados deve ser variável, dependendo da cor do vidro a ser produzido.
Carletta Heinz, CEO e proprietária, disse: “Estamos investindo € 50-60 milhões para converter nossa unidade mais antiga, fundada em 1622, de um forno a gás para dois fornos elétricos.
“O financiamento do governo federal desempenhará um papel importante na concretização do nosso projeto e no avanço da transformação com força total.
“Este maior passo na redução de CO2 almejada em nosso grupo de empresas só será possível se pudermos contar com energia verde e acessível, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.”
A empresa recebeu o aviso de financiamento para os projetos Glass4FutureInvest e Glass4FutureEE durante uma visita à sede do grupo pelo Vice-Chanceler e Ministro Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática, Dr. Robert Habeck.
O financiamento vem do programa de Descarbonização da Indústria do governo alemão.
Deixe um comentário