A OI Glass fechará pelo menos seis fornos nos próximos nove meses.
O anúncio ocorre em um cenário de vendas reduzidas e demanda fraca do consumidor.
O novo CEO da empresa, Gordon Hardie, disse que os fechamentos de fornos por tempo indeterminado ou permanente representam cerca de 4% de sua capacidade e ocorreriam nos próximos três trimestres financeiros.
“Desde o início, li a lista de todos os projetos de capital que realizamos em 2023 e no plano para 2024. Está claro para mim que podemos direcionar maior foco na disciplina de capital e gerar melhores resultados para o negócio”, disse ele.
Em seu último relatório financeiro, o maior fabricante mundial de recipientes de vidro disse que o consumo do consumidor estava lento e que as vendas líquidas no segundo trimestre de 2024 caíram 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
O lucro operacional do segmento nas Américas foi de $ 106 milhões, abaixo dos $ 126 milhões no período do ano anterior, principalmente devido ao volume de vendas 8,5% menor. Na Europa, o lucro operacional foi de $ 127 milhões, abaixo dos $ 200 milhões no período do ano anterior.
Apesar do ambiente, espera-se um crescimento anual no volume de vendas no segundo semestre deste ano.
A empresa disse que a redução de estoque, que começou após o período da pandemia, diminuiu na maioria das categorias, exceto em destilados.
Ao anunciar um programa chamado Fit to Win, o Sr. Hardie disse que a iniciativa fortaleceria a competitividade da empresa e melhoraria seu desempenho a partir de 2025.
“Temos oportunidades de autoajuda suficientes nos próximos 18 meses para gerar maior lucratividade e retornos para preparar o negócio adequadamente para uma recuperação mais completa do mercado em 2026 e 2027.
“Prevemos que a melhoria da produtividade do horizonte um proporcionará maior eficiência, margens e geração de caixa.
“Planejamos acelerar o realinhamento do nosso portfólio comercial entre clientes globais, regionais e locais e priorizar segmentos finais premium em cada categoria.
“Atualmente, estamos subindexados em premium, especialmente em bebidas destiladas.”
Até 2027, a empresa espera gerar EBITDA ajustado de pelo menos US$ 1,45 bilhão com margens de EBITDA de 20% ou mais, fluxo de caixa livre de pelo menos 5% das vendas e lucro econômico de pelo menos 2% acima do seu custo de capital.
Fonte: https://www.glass-international.com/news/o-i-glass-plans-to-close-six-furnaces
Deixe um comentário