Alinhada às premissas do movimento clean beauty, que ganha cada vez mais força, a CARE Natural Beauty tem ajudado a mudar o cenário com suas criações

Quando percebeu que “uma pele bem cuidada vale mais do que uma make bem feita, que esconde o que temos de mais nosso, o viço, a saúde, a expressão”, a criadora de conteúdo digital Barbara Migliori se rendeu de vez aos cosméticos clean beauty (ou beleza limpa, em tradução literal). “Promoveram uma revolução não só na maneira como me relaciono com skincare e maquiagem em geral, como também na minha pele, que passou a ter muito mais vida depois que troquei totalmente minha rotina por produtos limpos e potentes ao mesmo tempo”, conta.

Ela não é a única nessa busca por um estilo de vida que rejeita o que é tóxico à saúde humana e ao planeta. Um relatório de julho de 2021 do NPD Group, empresa americana de pesquisa de mercado, apontou que aproximadamente 68% dos consumidores alegaram estar procurando marcas de cuidados com a pele que destacam ingredientes limpos. Esta busca dá cada vez mais força ao movimento clean beauty, um comportamento global em ascensão.
 
Composta por itens de skincare e make sustentáveis e 100% livre de toxinas e associada a uma série de bandeiras que vêm sendo levantadas pelas novas gerações de mulheres, a tendência defende a beleza natural, o consumo consciente e o respeito à natureza, da produção até o descarte. É um reflexo de uma conscientização maior quanto aos produtos usados e a importância de formulações limpas que promovem mais saúde e bem-estar aos consumidores em longo prazo.

Essa conscientização foi o que uniu as amigas Patrícia Camargo e Luciana Navarro em um mesmo objetivo: oferecer ao mercado nacional de beleza uma alternativa natural, vegana, orgânica e de alta performance. “Com informações verdadeiras, ativos livres de toxinas aliados à ciência e tecnologia, podemos fazer melhores escolhas e assim promover um grande movimento de transformação no consumo de beleza”, reafirma a dupla.

Patrícia – que era diretora jurídica de uma multinacional de cosméticos convencionais e vivenciava de perto o “lado B” das toxinas dos cosméticos (derivados de metais pesados, petróleo e outras substâncias nocivas) e seus impactos na saúde – e Luciana, que prestes a iniciar um tratamento de quimioterapia ficou surpresa ao ouvir de seu médico que deveria interromper imediatamente o uso de maquiagem e quaisquer outros cosméticos convencionais, devido à presença de componentes tóxicos em sua formulação – se uniram em uma pesquisa profunda sobre o mercado de beleza limpa.

Assim, em 2018, nasceu a CARE Natural Beauty, com fórmulas que usam os melhores ativos da natureza em sua máxima potência, garantindo uma alta performance. “O mercado é muito mais exigente. Dermatologistas atualizados estão buscando atender uma demanda crescente de pacientes conscientes em relação ao meio ambiente e ao autocuidado, porém com a exigência de se trabalhar com ciência. As pessoas querem viver melhor, em um planeta melhor”, afirma o médico dermatologista Luiz Perez.

Os produtos 100% livres de quaisquer toxinas conquistaram rapidamente quem buscava por saúde e alta performance para o skincare. A influenciadora Consuelo Blocker foi impactada, e revela que, em janeiro deste ano, depois de experimentar os produtos clean beauty pela primeira vez, trocou tudo o que usava exclusivamente por CARE Natural Beauty. “Brinco que posso até dormir maquiada, pois os produtos só fazem bem! A beleza limpa tinha uma conotação de produto artesanal, meio hippie. Mas CARE me mostrou como pode ser altamente tecnológica e entregar uma performance como nunca senti em nada que usei até hoje. Acredito, e acho que tem sido provado, que a pele absorve melhor e com mais prazer o que ela reconhece como natural”, aponta Consuelo.

Para a jornalista especializada em beleza Luanda Vieira, o conceito de skincare colorido, como a linha de maquiagem da CARE, é o avanço de não ter que escolher entre skincare e maquiagem, já que o produto une os benefícios de ambos. “Eles realmente me conquistaram quando encontrei produtos que realmente entregavam performance e, também, eram multiuso, como o skindrops glow e o duo de blush e iluminador”, diz. Já a influenciadora Fernanda Floret ressalta que, quando começou a usar cosméticos alinhados à ideia de beleza limpa, notou que muita gente fazia uma associação com fórmulas “caseiras, simples”, até com certo preconceito. “Mas a verdade é que minha pele nunca esteve tão boa! Os produtos dão muito mais resultados do que convencionais. São práticos, multifuncionais e eficientes, e me sinto mais leve por saber que são uma escolha livre de toxinas para minha pele, sem testes em animais e com cuidado com o planeta, como o uso de embalagens com refil”, conta.

Na reta final de 2022, CARE Natural Beauty foi reconhecida como autoridade máxima em High Clean Beauty no país: é a primeira empresa brasileira de cosméticos a ter a certificação EWG VERIFIED™ do Environmental Working Group, organização internacional sem fins lucrativos especializada em pesquisa e advocacia de processos mais limpos na indústria cosmética. “É mais uma prova de que realmente fazemos tudo aquilo que pregamos” conta Patrícia. “Para nós é uma honra, tendo em vista como esse processo é minucioso e detalhista”, comemora Luciana.
 
O EWG segue os padrões rigorosos de clean beauty do FDA (Food and Drug Administration) e da União Europeia. Uma equipe de toxicologistas, químicos e epidemiologistas examinam cada produto e sua formulação para garantir que não há qualquer toxina que possa prejudicar a saúde. “Isso implica em muitas decisões para nossa produção. Não podemos aceitar o menor percentual que seja de parabeno, de petrolato, por exemplo. Isso poderia deixar nossa formulação mais barata, mais rápida, mas não podemos aceitar. Criar produtos de beleza limpa leva mais tempo e são mais caros em sua produção”, explica Patrícia. “Esse certificado é o que garante que tudo o que falamos sobre nossos produtos é de fato verdade, que não é apenas um discurso”.

Para Patrícia e Luciana, a conquista é a confirmação de que a marca trilha o caminho certo e, agora, vão buscar a internacionalização. “Para o futuro, seguiremos incansavelmente em busca de melhorias em nossos processos, de novas tecnologias e de produtos de beleza que provem que é possível consumir com consciência e ter resultados garantidos”, finaliza Luciana.

Fonte: https://vogue.globo.com/marcas-parceiras/noticia/2022/12/beleza-limpa-cosmeticos-sem-toxinas-e-de-alta-performance-ressignificam-o-skincare-e-a-maquiagem.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *