Considerando que a embalagem representa perto de 50% do impacto ambiental de uma garrafa, a prestadora de serviços Eco in Pack fez da reutilização de garrafas de vidro no segmento de vinhos e destilados sua prioridade. Com novos investidores, a empresa francesa, fundada em 2021 por Martin Calmettes e Pierre-Olivier Bouvry, abrirá uma planta de lavagem de garrafas em escala industrial em 2024.

A primeira grande arrecadação de fundos da Eco in Pack, anunciada em junho de 2024, deve dar ao especialista em circularidade de vidro com sede em Cognac um grande impulso em sua capacidade de lavagem de garrafas. O investimento de € 3 milhões — os investidores incluem clientes da marca Giffard et Bigallet, parceiros financeiros regionais e membros da equipe da Eco in Pack — está sendo alocado principalmente para a criação de uma nova unidade de lavagem que aumentará a produção de 200.000 garrafas anualmente em sua planta piloto (inaugurada em setembro de 2023) para 7 milhões anuais. O local, a ser inaugurado até o final de 2024, empregará uma equipe de cinco pessoas (dos 11 funcionários totais da empresa).

“Nosso objetivo com nossa unidade de lavagem inicial era familiarizar o mercado com nosso modelo e mostrar que a reutilização também é uma boa opção para produtos premium de alto valor agregado. E isso não significa voltar aos modelos de garrafas de estoque, garrafas sob medida também têm muito a ganhar com esse modelo”, disse Martin Calmettes, cofundador da Eco in Pack, à Formes de Luxe . “O segundo passo foi industrializar o processo, o que agora é possível graças a esta última arrecadação de fundos.”

Atingir uma taxa de 3.000 garrafas lavadas por hora
O investimento será destinado à compra de máquinas para a linha de lavagem — uma linha semelhante às da unidade existente, mas com uma velocidade significativamente maior de 3.000 garrafas lavadas por hora — e à atividade de coleta da Eco in Pack que “alimenta” as máquinas. A prestadora de serviços espera atingir 7 milhões de garrafas lavadas anualmente até 2026; se o experimento for bem-sucedido, o modelo industrial será duplicado em diferentes regiões. E, de uma perspectiva de custo, qual é a vantagem para as marcas? “Uma garrafa lavada é mais barata do que uma garrafa nova em pelo menos 5 a 10%”, confirma Calmettes.

“7 milhões de garrafas por ano podem parecer muito, mas só na França consumimos 4 bilhões de garrafas de vinho e destilados todos os anos! Adicione a isso licor, cerveja etc. e estamos perto de 15 bilhões de garrafas. Então, mesmo com uma capacidade de 7 milhões, ainda é uma operação pequena”, explicou Calmettes ao Formes de Luxe no início deste ano.

O desafio logístico da reutilização de garrafas
Quão abertas estão as marcas de vinhos e destilados premium a essa abordagem circular? “Conseguimos mostrar a viabilidade, a desejabilidade e a viabilidade da reutilização, então agora é hora de coletar as garrafas e estabelecer um fluxo logístico”, observa Calmettes. A empresa lançará em breve um esquema de coleta e está trabalhando com marcas e outros participantes em toda a cadeia de suprimentos, incluindo distribuidores.

Enquanto a Eco in Pack obtém garrafas da indústria de vinhos e destilados — o que explica sua presença em Cognac — também há demanda do setor de cosméticos e fragrâncias. Esses produtos exigirão ajustes industriais, pois o equipamento não é o mesmo, mas Calmettes confirma que os produtos de perfumaria seriam um próximo passo lógico para o provedor de serviços.
 

Fonte: https://www.formesdeluxe.com/article/eco-in-pack-investment-to-process-7-million-wine-spirits-bottles-annually-for-reuse.64576

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *