No segundo trimestre de 2024, as vendas totais do Grupo Pão de Açúcar atingiram R$ 4,8 bilhões, o que representou um aumento de 2,1%. O destaque do período vai para o formato proximidade, que registrou alta de 22,5%, suportado pela abertura de 51 lojas nos últimos 12 meses, sendo 10 novas unidades no segundo trimestre. O lucro bruto da companhia totalizou R$ 1,3 bilhão, com margem de 28,2%, demonstrando melhora de 1,9 p.p. e 1,0 p.p. em relação ao segundo trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024, respectivamente. Para o GPA, a contínua evolução do lucro bruto na comparação com o ano anterior é resultado da aceleração dos ganhos das negociações comerciais; do início da captura de ganhos do projeto de eficiência promocional, que começou a ser implementado em abril; do crescimento das receitas de retail media; e da redução dos custos logísticos. No e-commerce de alimentos nos canais próprios e plataformas parceiras, a companhia apresentou aumento de 15,6% na receita. A penetração das vendas do e-commerce em relação à venda alimentar total atingiu 12,6%, representando um incremento de 1,5 p.p. em relação ao ano anterior.

Desempenho por Bandeira

No Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas cresceram 2,7%, o que mostra uma melhora na taxa de crescimento nos meses de maio e junho, após um abril mais fraco, impulsionado pelo volume das vendas e aumento do preço médio e do fluxo de clientes nas lojas. No Extra Mercado, a alta de vendas mesmas lojas atingiu 3,4%, seguindo a mesma tendência da bandeira Pão de Açúcar. Já no formato de proximidade, houve incremento de 6,9%, com aceleração após cinco trimestres. E o formato Aliados, modelo de venda direta para pequenos comércios, gerou uma venda de R$ 227 milhões neste trimestre. De acordo com o GPA, no início do ano foi iniciado um processo de reequilíbrio no formato, com foco na rentabilidade, o que explica a redução do volume de vendas.

Expansão

O foco da expansão do GPA está nas lojas do formato de proximidade premium, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar. No segundo trimestre de 2024, foram inauguradas 10 lojas, sendo 6 do Minuto Pão de Açúcar, 3 do Mini Extra e 1 do Pão de Açúcar. Nos últimos 12 meses, foram acumuladas 51 novas lojas: 47 no formato proximidade, sendo 39 do Minuto Pão de Açúcar e 8 do Mini Extra; e 4 do Pão de Açúcar.

Fonte: https://gironews.com/supermercado/gpa-registra-225-de-crescimento-no-formato-de-proximidade-no-2o-trimestre/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *