Buscando entender melhor a conexão entre fragrância e emoção e melhor atender à crescente demanda por perfumes que prometem benefícios inovadores, a The Estée Lauder Companies entrou em uma colaboração de pesquisa de vários anos com a Dresden University of Technology (TUD), na Alemanha. A mudança é parte de uma tendência subjacente no mercado de perfumes, mas cujos contornos exatos permanecem bastante vagos.

Como pesquisas sugerem que o interesse do consumidor pelos benefícios funcionais das fragrâncias continua a acelerar, a Estée Lauder Companies (ELC) busca entender melhor o papel que as fragrâncias desempenham na evocação de emoções.

Cheiros de nostalgia
O grupo, portanto, entrou em uma colaboração de pesquisa científica de vários anos com a Universidade de Tecnologia de Dresden ( Technischen Universität Dresden – TUD ). Liderada pela Clínica de Olfato e Paladar da TUD , Departamento de Otorrinolaringologia, sob a supervisão do Professor Thomas Hummel, um líder mundialmente renomado em ciência olfativa, a pesquisa explorará as conexões neurológicas entre fragrância e emoção. As descobertas desta pesquisa serão alavancadas pelos cientistas e desenvolvedores de produtos da ELC para informar a inovação de produtos e embalagens de fragrâncias, experiências do consumidor, alegações de marketing e muito mais.

“Os aromas há muito tempo são associados a emoções e têm uma conexão poderosa com o bem-estar”, disse Sumit Bhasin, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento de Fragrâncias Corporativas, Desenvolvimento de Produtos e Inovação da ELC . “Estamos entusiasmados por ser a primeira empresa de beleza de prestígio a fazer parceria com o Dr. Hummel e a instituição acadêmica líder, a TUD Dresden University of Technology, em pesquisa em neurociência que nos fornecerá insights mais profundos sobre como a fragrância desempenha um papel na evocação da nostalgia.”

Medições avançadas
Esta pesquisa colaborativa abrange uma série de abordagens avançadas de ciência de medição que avaliam as neurovias associadas ao aroma, análises psicométricas e fisiológicas, estudos de imagens cerebrais e muito mais para avaliar a correlação entre aroma e emoções. Isso se baseará em estudos existentes que a empresa concluiu sobre os benefícios funcionais da fragrância.

Estée Lauder disse que os principais aprendizados serão usados ​​nas instalações de P&D do grupo em todo o mundo, incluindo seu Atelier em Paris, um novo espaço de cocriação com inauguração prevista para o início de 2025, focado exclusivamente em inovação e artesanato em fragrâncias .

“Há uma oportunidade única para a academia e a indústria se unirem para explorar o poder do aroma”, disse o Dr. Thomas Hummel .

Uma tendência de mercado subjacente
Explorar as ligações entre emoções e aromas é baseado na crença antiga e profundamente arraigada de que os aromas têm o poder de ajudar as pessoas a se sentirem melhor.

Em 2022, a jovem marca indie francesa TiL se inspirou nos benefícios da tília para desenvolver um perfume ativo tanto para o corpo quanto para a mente. As virtudes benéficas da eau de toilette L’Eau qui Enlace , criada pelo Mestre Perfumista Francis Kurkdjian, foram objetivadas e validadas por meio de um protocolo de medição desenvolvido por uma equipe de neurocientistas.

Mais recentemente, Charlotte Tilbury (grupo Puig) lançou uma linha de seis perfumes “infundidos com moléculas estimulantes de emoções” .

Já em 2020, a Givaudan viu que a busca por emoções e bem-estar, que havia aparecido no mundo dos cuidados com a pele , poderia ser transposta para o mundo dos perfumes. Foi assim que o programa MoodScentz , posteriormente expandido sob o nome MoodScentz+ , foi lançado. Em um estudo conduzido pela gigante das fragrâncias, 85% dos entrevistados disseram que a fragrância pode ter um impacto positivo em seu humor e bem-estar.

No entanto, embora existam muitos protocolos de teste, particularmente para produtos cosméticos , a indústria ainda carece de dados robustos em larga escala neste campo . Novas pesquisas são, portanto, mais do que bem-vindas!

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/estee-lauder-explores-fragrance,24443

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