Ana Zakhour representa quatro marcas e comercializa os produtos para salões e perfumarias do Líbano, Emirados e Catar. Ela tem interesse em entrar no mercado do Egito.

De cosméticos para cabelo a cremes corporais, a empresária brasileira Ana Zakhour representa quatro marcas de produtos brasileiros para beleza, que ela vende para salões de cabeleireiros e perfumarias do Líbano, Emirados Árabes Unidos e Catar.

Natural de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, Zakhour é neta de libanês e vive na terra natal de seu avô há 25 anos. Há oito, decidiu abrir o próprio negocio e criou a AnnaZ, empresa de exportação e importação.

Ela representa as marcas brasileiras Lissé, de cosméticos capilares para uso profissional; Chillie’s Pink, de cremes corporais, batons e esmaltes; Santa Clara, de equipamentos para salão, como máquinas para pedicure e toucas de alumínio; e Kit Spa, de luvas de manicure.

“As empresas enviam direto para mim. Eu tenho meu depósito e faço a distribuição”, conta Zakhour sobre a dinâmica de seu negócio. A empresária mora na cidade de Ballouneh e, para promover suas vendas, ela participa de feiras de cosméticos pelo país, além de ter uma equipe de seis pessoas que ajudam no atendimento aos clientes no Líbano.

No total, ela soma uma carteira de 80 clientes nos três países do Oriente Médio, a maior parte concentrada em território libanês. Segundo a empresária, entre seus clientes, cerca de 15 compram os produtos para revender em outros países da região.

O carro-chefe de seus negócios são os produtos para cabelo, que representam 70% de suas vendas. Segundo Zakhour, a preferência das libanesas é por cabelo liso. “Elas são extremamente vaidosas e o cosmético brasileiro têm muita saída. Eles têm muita confiança no produto brasileiro, tanto os profissionais quanto as clientes. Isso ajuda muito (nas vendas)”, explica.

Nos salões, os produtos mais vendidos são os de escova progressiva, para alisamento, e o botox capilar, que reduz o volume e trata os fios. Nas perfumarias, os cremes corporais que fazem mais sucesso são os com aromas diferenciados. “O creme corporal de leite condensado é uma novidade. Elas também gostam dos de maracujá e uva. São fragrâncias que não têm concorrência no Líbano”, aponta Zakhour.

A empresária pensa em expandir seus negócios para outros a países árabes, e com novas marcas brasileiras. “Penso muito no Egito. Me disseram que o mercado lá também é bom”, afirma. Em março, ela pretende vir ao Brasil para conversar com outras companhias sobre uma possível representação no Oriente Médio. “Estou em contato com algumas empresas”, diz.

Seu principal interesse é em produtos para salões, mas ela está aberta a novos itens. “Meu maior foco é produto para cabelo, mas se houver novidades que não existam no Líbano, me interessam”, destaca Zakhour. Segundo a empresária, companhias brasileiras que tenham interesse em ter uma representação no Líbano, podem entrar em contato direto com ela.

Fonte: http://www.exportnews.com.br/2016/02/empresaria-brasileira-leva-cosmeticos-ao-oriente-medio/

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