Além da inauguração de 12 novas lojas em oito novas cidades, nos primeiros dois meses de 2022, estão em construção novas lojas em Maceió, Aracaju, Sousa e Guarabira (PB)

Com a abertura de 12 novas lojas entre janeiro e fevereiro e outras cinco em construção, o Grupo Mateus, que atua no varejo alimentar e de eletrodomésticos, busca a ampliação da rede e a redução de estoques para manter suas margens este ano, diante do cenário de inflação em alta.

“Vamos tomar um pouco de dívida e reduzir estoques para equilibrar o fluxo de caixa”, disse Ilson Mateus Rodrigues, presidente do Grupo Mateus, durante a apresentação dos resultados do quatro trimestre de 2021. A empresa encerrou 2021 com uma dívida líquida de R$ 162 milhões, ante um caixa líquido de R$ 1,5 bilhão em 2020.

No ano passado, o grupo investiu R$ 1,24 bilhão em novas lojas, obras, terrenos, infraestrutura e manutenção.

A varejista registrou lucro líquido de R$ 208 milhões no quarto trimestre de 2021, alta de 7,6% ante igual período de 2020. No consolidado do ano, o lucro ficou 5,9% acima do reportado no ano anterior, totalizando R$ 769 milhões. A receita líquida somou R$ 4,44 bilhões no trimestre, com aumento de 22,2% na base anual. No ano, a receita líquida cresceu 28,1%, para R$ 15,87 bilhões.

No trimestre, as vendas do atacarejo somaram R$ 2,5 bilhões, alta de 20% em um ano. As vendas “mesmas lojas”, que excluem lojas inauguradas no período, avançaram apenas 0,1%. “Apostamos muito na bandeira de atacarejo e não diferente do varejo que foi importante para equilibrarmos nossas margens”, disse Rodrigues. As vendas no varejo somaram R$$ 1,5 bilhão no quarto trimestre, alta de 24% em um ano. Já em “mesmas lojas” houve alta de apenas 1,5%.

As 44 novas lojas abertas pelo grupo em 2021 geraram 14% da receita. Já na rede Eletro Mateus, de venda de eletrodomésticos e eletrônicos, uma loja foi fechada no ano passado. A rede Eletro Mateus gerou R$ 292 milhões em vendas entre outubro e dezembro, alta de 9% em um ano. Em mesmas lojas houve queda de 13,5% no período.

Além da inauguração de 12 novas lojas em oito novas cidades, nos primeiros dois meses de 2022, estão em construção novas lojas em Maceió, Aracaju, Sousa e Guarabira (PB).

Os resultados do quarto trimestre da varejista foram mais fracos que o esperado por pressão na margem bruta, com a empresa não repassando ao preço final toda a alta da inflação, disse o Credit Suisse. O banco suíço destaca que a varejista fez isso por opção para manter volumes e tráfego em suas lojas. Os analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Sanday do banco XP escreveram que os resultados da companhia são sólidos e que o plano de expansão da rede de lojas permitiu o avanço da receita. (Colaboraram Cristiana Euclydes e Felipe Laurence)

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/03/14/grupo-mateus-abre-lojas-reduz-estoque-e-toma-credito.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *