O Mobile Commerce (m-commerce) é um fenômeno que tem se destacado já há algum tempo em grande parte da Europa e da Ásia, mas só recentemente começou a ganhar terreno nos Estados Unidos e Canadá, com o Brasil liderando o uso na América Latina. Com o surgimento das redes 3G, smartphones e outros dispositivos portáteis de tecnologia avançada, é cada vez mais popular o uso de dispositivos móveis para compras na web. Há milhares de pessoas que utilizam seus telefones com dispositivos de conexão a internet e estão aprendendo a fazer suas atividades cotidianas se utilizando de tal aparelho. O número de pessoas que estão substituindo as tradicionais compras on-line pela alternativa móvel vem aumentando a cada dia. É possível que se chegue a um ponto no qual quase todas as transações sejam concluídas a partir de dispositivos móveis.

O Mobile Commerce começou a se tornar um pouco convencional com a introdução de ringtones, aplicativos para celular e jogos. Os usuários podiam procurar suas músicas favoritas, aplicativos e jogos de seu gosto que sejam compatíveis com dispositivos portáteis. Em seguida, pode se comprar estes bens digitais e baixá-los logo após a conclusão da transação. Com o crescimento do Mobile Commerce, não apenas bens digitais estão sendo vendidos, com bens tangíveis passando a ser ofertados pelos varejistas. Caso o valor cobrado online por tal produto for menor que uma loja de varejo física, as chances de que a pessoa venha a comprar tal item imediatamente pela web aumentam bastante. Este tipo de compra por impulso é uma forma instantânea de gratificação para o cliente e excelente oportunidade para os negócios online.

Se você é proprietário de uma empresa que tenha presença na web, você pode pensar que sua loja online é plenamente compatível para dispositivos móveis, mas é bem provável que esteja errado. Você deverá criar uma versão totalmente separada de seu site original com a finalidade de acomodar em um dispositivo com display consideravelmente menor. Se você deseja que seu cliente o encontre através de seu telefone para realizar uma compra, deve se certificar de que ele tenha uma boa experiência de compras. Mantendo apenas o seu site da web convencional, olhar para a imagem e descrições de produtos em tamanho completo em um dispositivo móvel é uma experiência muito frustrante. O usuário terá não apenas que rolar o cursor para cima e para baixo, mas também da esquerda para a direita para pegar todos os detalhes. Mas se você deseja aperfeiçoar sua loja on-line para tirar proveito do comércio móvel, deverá não só ajustar as imagens do seu produto e as descrições para a tela menor, mas também fazer o seu processo de pagamento seja rápido e eficiente. Caso contrário, pode estar perdendo as grandes oportunidades que se abrem com o comércio móvel.

Fonte: https://ecommercenews.com.br/glossario/o-que-e-mobile-commerce/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *