O faturamento da Vitamedic acompanha os esforços da farmacêutica brasileira na ampliação do portfólio e da capacidade produtiva. A fabricante movimentou R$ 300,3 milhões em vendas de medicamentos nos últimos 12 meses até junho de 2024. O valor é 17,9% maior que o do mesmo período anterior. O avanço é quase dez pontos percentuais acima do setor, cuja evolução foi de 8,9%.

A empresa também se destacou na comercialização de 62,9 milhões de unidades. Esse volume, 20,6% maior em comparação ao intervalo de julho de 2022 a junho de 2023, a credencia como uma das 20 maiores produtoras de medicamentos do país. Já a indústria farmacêutica em geral teve incremento de apenas 1,9%.

Considerando o chamado mercado relevante, que compreende as regiões e as categorias nas quais atua, a Vitamedic é a terceira maior do segmento em venda de unidades e a oitava em valor movimentado. “Esse resultado reflete nosso ambicioso plano de expansão, que totaliza R$ 580 milhões até 2025“, enfatiza o diretor superintendente Wilmar Oliveira.

O aporte do Grupo José Alves, holding que administra a farmacêutica, já assegurou a ampliação da capacidade fabril em 81% – de 6,9 milhões para 12,5 milhões de unidades por mês. A produção está concentrada no complexo localizado no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás.

Em setembro, com o início das operações de seu novo centro de distribuição (CD), a companhia poderá armazenar até 40 milhões de medicamentos e suplementos. “Nossa capacidade ociosa dá sustentação ao crescimento da empresa, tanto que esperamos que o portfólio de quase 90 produtos chegue a 247 até 2026“, reforça Oliveira.

Faturamento da Vitamedic sustenta meta de chegar a 90 mil PDVs

O faturamento da Vitamedic sustenta a meta da farmacêutica brasileira de ganhar o corpo no varejo. “Estamos atualmente em 74 mil farmácias brasileiras, mas apostamos na presença em mais de 90 mil estabelecimentos e no fortalecimento no eixo Sul-Sudeste“, acrescenta Oliveira.

A prioridade recairá sobre os medicamentos genéricos e similares. que vêm registrando aumento acima da média geral do mercado farmacêutico. Essa categoria responde por 31% do volume de negócios e terá como âncoras produtos como o genérico do antialérgico Allegra, o primeiro cloridrato de fexofenadina suspensão do mercado, e a marca Doralex, versão da Novalgina em três apresentações.

Outra novidade no portfólio foi a incorporação de uma linha completa de suplementos vitamínicos e esportivos – a Trustfuel. Esses produtos serão o motor das recém-iniciadas vendas via e-commerce e buscam atender a um consumidor de perfil mais premium.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/faturamento-da-vitamedic-cresce-quase-18-em-12-meses/

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