Os consumidores têm mudado o comportamento de compra por conta das variações de preços dos produtos no varejo. A média de itens levados pelos consumidores caiu 7,5% nos primeiros seis meses do ano e, segundo o estudo “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, realizado pela Neogrid e Opinion Box, o azeite lidera a lista de itens que se tornaram mais escassos, com 54,8% dos entrevistados relatando ter reduzido o consumo. Na sequência, aparecem as carnes, com 41,3%, e os legumes, frutas e verduras, correspondendo a 24,4%. De acordo com a Neogrid, o preço médio por unidade do azeite de oliva subiu 19,8% em julho na comparação com o início do ano. Para 65% dos entrevistados, o preço é um fator decisivo na hora da compra e cerca de 80% dos brasileiros escutados na pesquisa não consideram justos os preços que pagam hoje nas compras. No primeiro semestre, 82% dos respondentes deixaram algum item no supermercado por conta do valor.

Compra no Cash & Carry 

Em busca de preços mais justos, as visitas mais frequentes em atacados e atacarejos nos últimos 12 meses foram realizadas por 62% dos entrevistados. Quando questionados sobre as justificativas, produtos mais baratos (82,8%), de maior qualidade (56,9%) e mais variedade (73,1%) foram as mais citadas em referência a essas modalidades. Mesmo com aumento nas visitas ao cash & carry, os supermercados tradicionais se mantêm como a principal opção de varejo físico do consumidor (34,4%). Em segundo lugar, estão os atacarejos (30,1%), seguidos de hipermercados e grandes redes (24,3%). Apenas 10,7% responderam frequentar mercados de bairro.

Fonte: https://gironews.com/supermercado/azeite-lidera-lista-dos-itens-mais-escassos-na-cesta-dos-consumidores-revela-pesquisa/

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