Segundo dados divulgados pelo IBGE, a taxa de desemprego, relativamente estável em torno de 8,5%, registrou uma queda mais significativa nos últimos dois meses, alcançando em abril o índice de 8% na série ajustada sazonalmente, o menor nível em oito anos. Os números têm base no cálculo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) da série trimestral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Em abril, houve um aumento contínuo na população ocupada em relação ao mês anterior, atingindo aproximadamente 99,2 milhões de pessoas. Nos últimos 12 meses até abril, todos os setores apresentaram criação de empregos, com destaque para o comércio (376,2 mil), serviços administrativos (264,5 mil), indústria de transformação (204,9 mil) e construção civil (191,6 mil).

Também em abril, o contingente de pessoas na força de trabalho era de 107,9 milhões, o que representa uma diminuição de 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, houve um recuo de 15,8% na população desalentada (pessoas que desistiram de procurar trabalho). O número de desalentados passou de 4,3 milhões em abril de 2022 para 3,5 milhões em abril deste ano.

Fonte: https://www.cosmeticsonline.com.br/noticias/detalhes-espaco-empresarial/7613/desemprego-atinge-em-abril-o-menor-n%EF%BF%BDvel-em-oito-anos,-diz-ibge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *