O índice Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 1,4% em agosto ante o mês de julho, descontados os efeitos sazonais, para 101,1 pontos, o maior patamar desde abril de 2015, quando havia alcançado 102,9 pontos.

Pela primeira vez em mais de oito anos, o indicador retornou à zona de otimismo, acima dos 100 pontos. Em relação a agosto de 2022, o ICF avançou 23,1%. “Os resultados apontam um crescimento consistente da intenção de consumo desde janeiro de 2022, quando o índice voltou aos níveis anteriores à pandemia de covid-19, de 99,3 pontos”, afirmou a CNC.

Na passagem de julho para agosto, houve avanços em seis dos sete componentes do ICF: emprego atual (alta de 1,1%, para 125,0 pontos), renda atual (1%, para 118,7 pontos), nível de consumo atual (1,8%, para 85,6 pontos), perspectiva de consumo (0,7%, para 105,1 pontos), acesso ao crédito (2,2%, para 91,5 pontos) e momento para aquisição de bens duráveis (3,4%, para 63,4 pontos). O único componente com recuo foi o de perspectiva profissional (-0,2%, para 118,1 pontos).

A análise por gênero mostra que a intenção de consumo dos homens subiu de 100,6 pontos em julho para 102,2 pontos em agosto, na zona de otimismo, enquanto a das mulheres cresceu de 97,9 pontos para 99,7 pontos, permanecendo no campo negativo (abaixo de 100 pontos).

 

Fonte: https://www.cosmeticsonline.com.br/noticias/detalhes-espaco-empresarial/7685/inten%EF%BF%BD%EF%BF%BDo-de-consumo-chega-ao-maior-n%EF%BF%BDvel-desde-abril-de-2015,-diz-cnc

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