Em média, os consumidores pretendem comprar quatro presentes no Natal para dar a terceiros, com ticket médio de R$ 138

As vendas do natal devem injetar R$ 74,6 bilhões na economia neste ano, levando mais de 132,9 milhões de consumidores às compras. A estimativa foi dada por uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada nesta quinta-feira (7/12).

Os principais presenteados serão os filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão(a) (28%). Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmo neste Natal.

Estima-se que 104,6 milhões de pessoas devem ir às compras neste ano com o objetivo de se auto presentear. Em média, os consumidores pretendem comprar quatro presentes no Natal para dar a terceiros, com valor médio de R$ 138.

O presidente da CNDL, José César da Costa, afirmou que o brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e esse ano não será diferente. “O período promete movimentar as ruas de todo o país e o comércio conta com as vendas. A expectativa do setor é boa e o comércio está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano”, ressaltou.

Os produtos mais procurados para presentear serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%). De acordo com os consumidores que presentearam na data no ano passado, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22% menos.

Entre os que não vão presentear, 27% dizem não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o costume e 15% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas. Entre os motivos para gastar menos no Natal deste ano, os consumidores destacaram: 33% querem economizar, 30% estão com o orçamento apertado, 23% têm outras prioridades de compra e 19% não conseguiu economizar dinheiro.

Por outro lado, entre os que pretendem gastar mais, 39% dizem que os preços estão mais caros, 35% darão um presente melhor, 26% darão mais presentes e 23% economizaram ao longo do ano.

Tendência de consumo

As lojas físicas seguem na preferência dos consumidores para realizar suas compras de final de ano. De acordo com a pesquisa, 76% pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento (38%) e em shopping center (31%). Enquanto 50% pretendem fazer compras pela internet, que representa 81,4 milhões de consumidores.

Fonte: https://www.abrafarma.com.br/noticias/vendas-no-natal-devem-movimentar-r-746-bi-na-economia-estimam-cndlspc

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