Objetivo é crescer em áreas como a China e em setores como fragrâncias
A Revlon anunciou a compra da marca Elizabeth Arden por cerca de US$ 419 milhões. O negócio une duas gigantes dos cosmésticos que estão envelhecendo, podendo revigorar ambas as marcas.
A oferta de US$ 14 por ação avalia a Elizabteh Arden em cerca de US$ 870 milhões — com a inclusão de dívidas —, informou a Revlon, com sede em Nova York. O negócio em dinheiro representa um prêmio de 50% sobre o valor de fechamento das ações da Elizabeth Arden, de US$ 9,31.
A Revlon, controlada pelo bilionário Ron Perelman, vê na operação uma oportunidade de fazer a Elizabeth Arden renascer. A empresa não é rentável e seus perfumes com nomes de celebridades perderam espaço entre os consumidores. A fusão vai unir o negócio da Revlon, de 84 anos, com o da Elizabeth Arden, de 106 anos, com a esperança de que a junção da rede de distribuição e da estratégia de marketing eleve a força de ambas as marcas.
— Vemos grandes oportunidade de crescimento onde eles são fortes e nós não — afirmou o CEO da Revlon Fabian Garcia.
O negócio marca uma reviravolta na expectativa dos investidores, que especulavam no início deste ano que a Revlon seria um alvo de aquisição e não uma compradora. A empresa de investimentos de Perelman, MacAndrews & Forbes, havia anunciado em janeiro que exploraria alternativas estratégicas para a Revlon.
A operação permitirá que a Revlon expanda sua marca para perfumes e cuidados com a pele, segundo Garcia. A empresa também vê oportunidades de crescimento em regiões importantes em que Elizabeth Arden é forte, como China e outros países asiáticos.
Bank of America e Citigroup liberaram cerca de US$ 2,6 bilhões para ajudar a pagar a aquisição e refinanciamento da dívida da Elizabeth Arden, assim como forneceram um empréstimo e uma linha de crédito à Revlon. A empresa espera economizar US$ 140 milhões com a fusão graças a sinergia, ganho de poder de compra e compartilhamento da rede de distribuição.
CELEBRIDADES
Entre os produtos da marca Elizabeth Arden estão perfumes com o nome de Taylor Swift, Britney Spears e Elizabeth Taylor. Mas a fama das celebridades não ajudou a empresa a enfrenta um mercado de cosméticos cada vez mais competitivo. Nos últimos dois anos, a companhoa registrou prejuízo de quase US$ 400 milhões.
O CEO da Elizabeth Arden, Scott Beatti, afirmou que a força financeira da empresará que resultará da fusão vai ajudar a conseguir novos licenciamentos de perfumes. Ele também espera que a transação também leve ao crescimento de marcas de perfumes já existentes.
Fonte:http://oglobo.globo.com/economia/negocios/revlon-compra-elizabeth-arden-por-us-419-milhoes-19527168
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