Índia, México e Brasil substituem os Estados Unidos e a China como impulsionadores do crescimento de volume; EUA e China continuam sendo a chave para o crescimento do valor da indústria

O crescimento do volume do mercado global de bebidas alcoólicas desacelera para +1% ao ano 2022-2027, enquanto o valor prevê um crescimento de +2% no ano.

De acordo com novos dados e previsões abrangentes da IWSR Drinks Market Analysis, a previsão é de que as bebidas alcoólicas globais cresçam em meio a um cenário político e econômico desafiador, e devem gerar mais de US$ 21,6 bilhões para a economia global até o final de 2023.

O crescimento de volume futuro será moderado, em +1% de volume CAGR 2022-2027, e a IWSR espera uma mudança dos EUA e da China como os principais impulsionadores de volume para a indústria global de bebidas alcoólicas. Em vez disso, Índia, México e Brasil se destacam como os principais mercados de crescimento de volume nos próximos cinco anos. Na verdade, a Índia e o México juntos representaram mais da metade de todo o crescimento de volume em 2022. Os EUA e a China, no entanto, continuarão sendo importantes impulsionadores de valor, apesar das quedas de volume esperadas em 2022-2027. Entre 2022 e 2027, o mercado total de bebidas alcoólicas dos Estados Unidos crescerá US$ 12 bilhões e o da China, US$ 41,7 bilhões.

“À medida que a turbulência geopolítica e econômica afeta o mercado, os bebedores de álcool estão mudando seus comportamentos de consumo”, observa Mark Meek, CEO da IWSR Drinks Market Analysis. “As principais tendências que sustentam o setor, como a premiumização, evoluirão à medida que os consumidores responderem à crise do aumento do custo de vida. A indústria, no entanto, ainda fornecerá bolsões de crescimento de valor significativo. A pandemia também acelerou o surgimento de tendências como a ocasião caseira e a moderação; esses comportamentos agora estão aqui para ficar.”

À medida que os comportamentos do consumidor mudam, a IWSR observa que uma tendência dupla de premiumização é evidente. “Na maioria dos mercados maduros, a premiumização parece estar incorporada aos comportamentos de compra do consumidor e continuará a agregar valor na maioria dos níveis de preços, embora com taxas de crescimento mais lentas”, observa Meek. “Nos mercados em desenvolvimento, os consumidores continuam comprando à medida que a renda aumenta.”

As bandas de preços premium e acima para cerveja, destilados e vinhos superaram suas contrapartes padrão e abaixo em 2022, e essa tendência continuará. Os consumidores na Índia, na China e nos Estados Unidos apresentam gastos com recalls mais altos do que em outros mercados importantes, sendo grande parte impulsionado por adultos mais jovens entre 39 e 30 anos de idade.

Os segmentos premium no canal global de varejo de viagem continuarão a recuperar participação de mercado, pois o canal adota cada vez mais o papel de vitrine de produtos de alta qualidade. O retorno dos viajantes chineses proporcionará um impulso significativo, especialmente para produtos com preços mais premium.

O aumento do custo de vida está levando a uma queda no comércio, principalmente nos níveis de preço padrão e inferior. Isso é mais evidente em partes da África, América Latina e Europa.

A análise da IWSR do mercado global de bebidas alcoólicas também mostra:

Cerveja supera em mercados-chave

Os volumes globais de cerveja cresceram +3% em 2022, impulsionados pelo forte desempenho em mercados como Índia (+38%), Vietnã (+17%), México (+7%) e China (apesar dos bloqueios), entre outros.

Espera-se que a cerveja continue a crescer em pouco menos de + 1% do volume CAGR, 2022-2027. Os dois maiores mercados globais de cerveja, China e Estados Unidos, irão conter o crescimento geral – particularmente devido a quedas de volume no nível de preços mais baixos dos produtos. No entanto, o segmento de cerveja premium+ terá desempenho superior ao padrão e abaixo em ambos os países. Nos EUA, espera-se que o mercado de cerveja premium+ cresça +3% em volume CAGR 2022-2027 (vs queda de -5% para padrão e abaixo). Na China, a cerveja premium+ crescerá +6% em volume CAGR 2022-2027 contra 0% para níveis de preços mais baixos.

Repertórios de consumo mais diversificados pressionam os preços mais baixos do vinho

O vinho tranquilo perdeu volume em todos os 10 principais mercados em 2022, normalizando as tendências após o aumento da pandemia de Covid-19 e continuando seu declínio estrutural. A categoria total de vinhos globais viu os volumes caírem -5%, 2021-2022, e o crescimento permanecerá estável nos próximos cinco anos. A imagem de valor é mais positiva, no entanto, com crescimento evidente nos segmentos premium e acima (+2% de volume CAGR, 2022-2027), bem como uma perspectiva mais dinâmica para espumantes (+2% de volume CAGR, 2022-2027 ). Os níveis de preços mais baixos para o vinho serão prejudicados, pois os consumidores de vinho adultos mais jovens desfrutam cada vez mais de opções alternativas de álcool e bebem vinhos de alta qualidade com menos frequência. O segmento global de vinhos padrão e abaixo verá os volumes caírem em -1% de volume CAGR, 2022-2027.

Imagem mista para espíritos

Globalmente, os destilados caíram -2% no volume de consumo em 2022, em grande parte devido ao baijiu de baixo preço na China. No entanto, excluindo destilados nacionais (que inclui destilados como baijiu, soju, arrack e shochu), a categoria global de destilados cresceu +5% em volume, 2021-2022, impulsionada principalmente pelo uísque (+8% de crescimento de volume, 2021-2022) , mas também categorias como rum (+9%) e brandy (+6%). A Cognac teve uma perda de volume de 10% globalmente, devido a quedas em seus dois principais mercados, os EUA e a China. O gim está agora em declínio de longo prazo no principal mercado do Reino Unido e também perdeu força em muitos de seus mercados de crescimento anteriores, como Brasil, África do Sul e Austrália; o crescimento futuro do gim será impulsionado por países como Filipinas e Nigéria.

A premiumização do uísque será um fator-chave de crescimento para a categoria geral de destilados: o segmento de uísque premium+ tem previsão de crescimento de +4% em volume CAGR, 2022-2027. Na Índia, há um aumento significativo no comércio, tanto no uísque indiano quanto no uísque escocês e outros: as vendas de uísque indiano premium na Índia terão crescido seis vezes entre 2019 e 2027. Nos EUA, a capacidade do uísque de atingir um crescimento de volume de + 2%, mesmo após ganhos significativos de volume em 2021, reflete a demanda contínua do consumidor. Os segmentos premium e acima contribuíram com o maior crescimento para a categoria de uísque nos EUA no ano passado e continuarão em uma tendência ascendente (+4% de volume CAGR, 2022-2027).

Bebidas alcoólicas de agave continuam impulsionando as vendas

A demanda por destilados à base de agave continua, com crescimento geral do volume da categoria de +13%, 2021-2022, impulsionado pelo desempenho nos EUA (+12% de crescimento do volume 2021-2022). O crescimento no principal mercado dos EUA permanecerá pronunciado (+9% de volume CAGR 2022-2027), e a tequila deve ultrapassar a vodka em 2023 para se tornar a líder do setor em valor nos EUA. A tequila continuará sendo um luxo acessível de alto perfil, graças ao número de celebridades diretamente envolvidas com as ofertas da marca, embora haja sinais iniciais de desaceleração na tendência de premiumização.

A maior conscientização do consumidor sobre a categoria também aumentará as alternativas de agave – os volumes de raicilla, bacanora e sotol aumentaram coletivamente em quase 40% nos EUA em 2022 e continuarão a crescer.

Momentum nas mudanças do mercado de RTD

Globalmente, os RTDs cresceram +2% em volume em 2022, em comparação com o crescimento histórico de +20% em volume CAGR, 2018-2021. O principal mercado dos EUA desacelerou acentuadamente, com o crescimento em coquetéis, chá duro e FABs (que cresceram coletivamente +14%, 2021-2022) incapaz de compensar o declínio de volume de 10% em seltzers duros.

Espera-se que a categoria global de RTD cresça +3% em volume CAGR, 2022-2027. As principais fontes de crescimento futuro de RTD são FABs no Japão, bem como coquetéis, bebidas longas, FABs e chá duro nos EUA. Os RTDs estão em constante evolução nos EUA devido à mudança na demanda e no interesse do consumidor. Após anos de ofertas de sabor leve e ABV mais baixo, houve um aumento na demanda por opções de sabor completo e ABV mais alto. Inovação em ofertas sem açúcar, demanda por produtos RTD premium, foco em ofertas à base de bebidas espirituosas e maior distribuição no comércio local proporcionarão crescimento nos EUA.

Cerveja sem álcool e bebidas espirituosas flutuantes

Globalmente, a categoria sem álcool cresceu +8% em 2022 e continuará em uma trajetória de crescimento de +7% CAGR de volume, 2022-2027. Até 2027, espera-se que comande 2% do volume total do mercado global de bebidas alcoólicas. O desempenho em 2022 foi impulsionado pela cerveja sem álcool, que cresceu 8% em volume em 2022, e destilados sem álcool, que cresceram quase 22% em volume (em uma base pequena). Em todos os principais mercados, cerca de metade de todos os bebedores de álcool dizem que pretendem moderar seu consumo.

Impulsionadores de premiumsation em evolução: o home-premise e o comércio eletrônico

Ficar em casa e beber tem uma forte atração na maioria dos mercados, especialmente devido ao aumento dos custos de sair. No Reino Unido, por exemplo, um terço dos bebedores de álcool diz que prefere se deliciar com uma bebida de melhor qualidade em casa do que sair. A IWSR espera uma mudança relativa no tratamento de produtos com preços mais altos de lojas no local para consumo em casa, um comportamento aprendido durante a pandemia. A China é um caso atípico, com o alívio das restrições de bloqueio resultando em um aumento significativo no sentimento de saída.

Tratar-se em casa e explorar online reforçam as tendências gerais de premiumização. Embora as vendas de comércio eletrônico de bebidas alcoólicas devam ser moderadas nos próximos cinco anos, o canal ainda será um dos principais contribuintes para o mercado global e alcançará quase US$ 40 bilhões até 2026 nos principais mercados. Ainda existe uma forte intenção de sair entre os consumidores, apenas com menos frequência e mais atenção no consumo e gasto de álcool. As visitas locais sem álcool tornaram-se populares como uma estratégia de economia de dinheiro em muitos mercados.

Fonte: https://www.theiwsr.com/global-beverage-alcohol-shows-subdued-growth-2022-2027-whilst-value-outlook-is-more-positive/

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