Depois de produtos para cabelo e maquiagem, a skinificação também está chegando à categoria de perfumes, borrando os limites com cuidados com a pele. Em linha com essa tendência, as empresas de perfumes estão trabalhando duro para desenvolver novas tecnologias para fragrâncias sem álcool e solúveis em água. Essa inovação com múltiplos benefícios pode prenunciar o futuro da indústria de perfumes.

As fragrâncias solúveis em água há muito tempo são reservadas para crianças. Esse segmento ainda está se expandindo hoje, como pode ser visto com L’Eau Soilogne da Petit Bateau, Cabriole da Hermès ou Bonne Étoile da Dior. Também podemos pensar nas versões de verão dos perfumes clássicos, lançados no início dos anos 2000, para cheirar bem sob o sol.

Uma série de lançamentos
As fragrâncias sem álcool agora estão atraindo uma nova base de clientes que busca uma experiência sensorial mais íntima. “ Quando J’adore Parfum d’Eau de Dior foi lançado em 2022, marcou uma verdadeira virada ao reinventar a promessa de prazer ”, diz Sylvain Eyraud, Diretor de Marketing e Comunicações da Takasago . O buquê floral profundamente natural foi enriquecido com um gesto generoso para a pele, uma textura leitosa sugerida pelo frasco opalescente.

No início de maio, a Guerlain revelou L’Eau Rose , uma versão sem álcool de La Petite Robe Noire . Esta reinterpretação combina o prazer da fórmula original – embora um pouco mais floral – com o frescor hidratante da água de rosas. É uma novidade para a marca, que adaptou seu best-seller com uma nova aplicação de skincare, mais suave para a pele.

Essas bases aquosas são tão adequadas para perfumaria fina quanto para cuidados com o cabelo e o corpo. E isso é um verdadeiro trunfo, pois os produtos multifuncionais estão desfrutando de verdadeiro sucesso, como pode ser visto com o Sakura body and hair perfumed mist da Rituals.

Embora as fragrâncias solúveis em água pareçam estar na moda, elas também desfrutam de uma imagem mais positiva . Além disso, o álcool às vezes é alvo das autoridades. “ Na Califórnia, a indústria de fragrâncias para casa está sujeita a restrições drásticas quanto à presença de álcool em perfumes. Os regulamentos impõem um nível máximo de 18% de compostos orgânicos voláteis em difusores de bastão. Na verdade, para uma fragrância padrão composta de um concentrado de perfume em uma base de etanol, as moléculas alcoólicas são consideradas moléculas voláteis ”, explica Thomas Delmas, Diretor de Tecnologia da Cosmo International Fragrances . “ Fragrâncias finas historicamente se beneficiaram de isenções, mas a pressão está aumentando. As concentrações máximas agora estão definidas em 75% e devem ser reduzidas para 50% até 2031 ”, ele continua.

É o cenário perfeito para o desenvolvimento de novas gerações de produtos!

Novas tecnologias
No final de 2023, a Cosmo International Fragrances registrou uma patente para a tecnologia AquaElixir , prometendo altas concentrações de fragrâncias solúveis em água, com efeito hidratante, maior durabilidade e um poder mais assertivo em sua evolução do que uma fragrância padrão, sendo o todo 100% biodegradável e 100% natural.

A Expressions Parfumées adotou a mesma abordagem para revelar sua tecnologia Aqua Hybrid no show in-cosmetics 2024. Essa tecnologia torna possível esculpir fragrâncias solúveis em água em doses altas, tenazes e poderosas, “ abraçando idealmente a tendência da naturalidade para uma renderização sofisticada. Nossas fórmulas podem ser até 99% naturais ”, diz Marie-Eugénie Bouge, Diretora de Marketing e Comunicação .

Cerca de dez anos atrás, Takasago foi pioneira com AquaScent , uma tecnologia de microemulsão de fragrâncias envolvendo microgotículas tão finas que deixam a luz passar para um acabamento transparente. Além disso, elas são distribuídas uniformemente na água graças aos surfactantes.

“ É uma alternativa real ao álcool, porque é o gesto do perfume que mais se aproxima da perfumaria tradicional, em termos de transparência e textura, em particular graças às bombas aprimoradas ”, explica Marine Ipert, perfumista da Takasago . Acima de tudo, a base aquosa permite incorporar ativos reparadores e hidratantes à fragrância. “ Mas também para fornecer à pele uma aparência suave e um toque acetinado ”, continua ela.

Agora, isso é o suficiente para satisfazer a demanda de skinificação por perfume! Essa tendência chegou a todas as categorias de beleza, borrando os limites entre cuidados com a pele e outros produtos.

“ Fragrâncias solúveis em água têm a vantagem de serem limpas. Suas propriedades hidratantes se prestam perfeitamente a névoas para cabelo, que estão muito na moda, mas também à tendência de camadas ”, diz Marie-Eugénie Bouge. “ Essas fragrâncias sem álcool também são ecologicamente corretas, pois exigem doses menores para a mesma potência e maior duração ”, ela continua. “ A concentração de AquaElixir no produto final torna possível dividir o uso de recursos de base biológica por quatro, em comparação com o álcool derivado de plantas, o que reduz o impacto ambiental do produto final ”, acrescenta Thomas Delmas.

Os perfumes sem álcool abraçam a tendência verde no mundo da beleza e têm uma imagem positiva no inconsciente público. Os consumidores têm a imagem de uma fórmula mais curta, que deixa de fora o álcool para se concentrar no essencial: a fragrância. Assim como a assinatura de J’adore Parfum d’Eau : água, flores, só isso. “ Mas, na verdade, esse tipo de fórmula está mais próximo de um ‘cuidado’ do que de um produto ‘verde’ ”, explica Sylvain Eyraud.

Perfumes transformados
Mas essas tecnologias também mudam a maneira como o perfume é expresso. Isso ocorre porque a base alcoólica amplifica a curva de evaporação dos ingredientes, enquanto uma “ tecnologia como Aqua Hybrid suaviza a evolução ”, explica Marie-Eugénie Bouge. Com uma base aquosa, a fragrância muda em menor grau, é mais como uma peça única. Para ela, é realmente uma vantagem, porque hoje, “ a decisão de compra em uma loja é feita a partir das notas de topo”. Mas envolve formular de forma diferente, “para compensar o efeito lifting do álcool no topo ”.

“ Se a fragrância for bem estruturada, todas as suas facetas permanecem presentes, apesar de um florescimento menos sequenciado ”, diz Marine Ipert. Isso é tanto mais verdadeiro quanto as inovações agora permitem “ remediar o lado linear das bases aquosas ”, aponta Thomas Delmas.

Algumas moléculas têm menos afinidade com a água do que outras, como frutas cítricas nas notas de topo, e almíscares e madeiras nas notas de base. Este também é o caso da vanilina, que não é estável na água. “ Elas podem ser usadas, mas em menor extensão, para obter um concentrado de perfume compatível com a base aquosa. Algumas facetas olfativas são mais complexas de se adaptar, mas isso não significa que elas desaparecerão. É uma questão de adaptação e não de restrição ”, continua Marine Ipert.

Seja como for, dadas suas muitas vantagens e pressão regulatória cada vez maior, algumas pessoas veem o perfume solúvel em água como o futuro da perfumaria! Para Thomas Delmas, ele pode até mesmo ser responsável por uma parte significativa dos lançamentos nos próximos cinco anos.

“ Os dois gestos coexistirão sem competir ”, diz Marine Ipert. “ Bases aquosas certamente oferecem uma alternativa ao álcool, mas o álcool continua sendo a matriz mais neutra para a fragrância se expressar. Também é mais barato. Bases aquosas exigem um tempo de desenvolvimento muito longo e altamente técnico: nada menos que três anos para a linha Clean Reserve sem álcool que Takasago projetou usando AquaScent para Clean Beauty Collective ”, explica ela.

“ O álcool é um verdadeiro tapa de frescor ”, que uma base aquosa não oferece, de acordo com Sylvain Eyraud. “ Mas os perfumes solúveis em água terão uma existência própria. Eles preenchem a lacuna entre perfume e cuidados com a pele. Eventualmente, essa abordagem também pode abraçar ativos relacionados ao bem-estar, graças aos programas de neurociência das empresas de perfumes ”.

Fragrâncias sem álcool estão definindo os contornos de uma perfumaria benevolente, hedonista e hipersensível. A dimensão de cuidados com a pele soa como um retorno às raízes dos perfumes, ecoando as virtudes terapêuticas emprestadas a Aqua Mirabilis, da qual Eau de Cologne é derivada.

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/alcohol-free-fragrances-towards,24143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *