A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revisou para cima sua projeção de crescimento real para o ano, passando de 3,5% para 4%.

De acordo com Flávio Tayra, gerente do departamento de economia e pesquisa da Abras, o crescimento real de 4,95% do setor no acumulado do ano até agosto superou as expectativas iniciais da entidade.

“A nossa perspectiva é que esse patamar fique mais estável e, com a manutenção dos dados macroeconômicos, estabilize em torno de 4%”, disse Tayra. O economista disse que ainda é possível que a previsão seja novamente ajustada para cima nos próximos meses.

De acordo com João Sanzovo, vice-presidente da Abras, aceleração da atividade está relacionada com o aumento do emprego e da renda, aliado a um arrefecimento da inflação.

O mês de agosto registrou o menor índice de desemprego do ano — de 5,3%. “A manutenção do desemprego em níveis saudáveis é uma variável fundamental para o crescimento do setor”, afirmou Tayra. A massa salarial evoluiu 2,3% no Brasil entre julho e agosto.

Segundo Tayra, os estímulos do governo para fomentar o consumo também têm um impacto positivo, embora marginal.

 

 Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/3284762/abras-reve-para-cima-projecao-de-alta-em-vendas-dos-supermercados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *