No quarto trimestre de 2023, as vendas brutas no Atacadão atingiram R$ 21,2 bilhões, aumento de 2,4% se comparado com o mesmo período de 2022, sendo R$ 18,9 bilhões nas lojas Atacadão e novas operações orgânicas e R$ 2,3 bilhões nas unidades convertidas do antigo Grupo Big. Segundo o Grupo Carrefour, este desempenho foi impulsionado pela alta de 5,2% de expansão do Atacadão, com 15 novas lojas de cash & carry adicionadas nos últimos 12 meses – incluindo três conversões de hipermercados Carrefour, além das filiais convertidas do Big. Já para a bandeira Sam’s Club, a alta foi maior, de 18,1%, atingindo R$ 2 bilhões no trimestre. Para a companhia, o resultado reflete a combinação de expansão de portfólio e o crescimento LfL (like for like, ou vendas mesmas lojas) de 8%. O sortimento exclusivo de produtos importados e de marca própria do formato clube também foi fundamental para o quarto trimestre. Os produtos Member’s Mark alcançaram 19,2% de penetração nas vendas, com crescimento de 0,8 ponto percentual.

Carrefour Varejo em Queda

Enquanto as outras bandeiras do grupo registraram aumento no trimestre, as vendas brutas do Carrefour Varejo tiveram queda de 13,3%, totalizando R$ 7,9 bilhões no período. A queda foi resultado principalmente de uma redução na área de vendas (13% a/a), já que 21 lojas de varejo foram convertidas em Atacadão e 32 foram vendidas ou fechadas. Ainda, 123 lojas de varejo foram vendidas ou fechadas permanentemente como parte das iniciativas de otimização de ativos do grupo. A decisão incluiu 94 operações da bandeira Todo Dia, 16 hipermercados e 13 unidades das redes Nacional e Bom Preço. As vendas LfL retraíram 5,5% no trimestre, em cima de um desempenho forte em 2022, quando o crescimento no varejo foi de 14,4%. O resultado, segundo o grupo, foi impactado pela deflação alimentar e pressão sobre os volumes. No geral, as vendas consolidadas do Carrefour Brasil totalizaram R$ 31,1 bilhões no quatro trimestre de 2023, com queda de 1,2% a/a. 

2023 foi realmente um ano transformacional para o Grupo Carrefour Brasil. Finalizamos a integração do Grupo Big e a conversão de 129 lojas de grande formato em velocidade recorde e com rigorosa disciplina financeira, e estamos no caminho para capturar plenamente as sinergias esperadas. Planejamos ajustar nossa rede de lojas, investindo na expansão contínua de nossa presença no Atacadão e Sam’s Club e eliminando lojas que estruturalmente não entregam níveis de rentabilidade alinhados com nossas expectativas“, comenta o CEO Stephane Maquaire, em nota. A companhia planeja, ainda, converter aproximadamente 40 lojas até 2026.

Fonte: https://www.gironews.com/supermercado/fim-das-conversoes-74182/

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