Poucas tendências de design têm uma trajetória ascendente rápida. Vimos tendências como rótulos suaves e gradientes ou garrafas de vidro fosco chegarem até nós tão rapidamente que parece que existiram para sempre. É claro que eles não começam sem resistência ou proibitividade de custos, mas à medida que sua estrela sobe, os custos diminuem e o mecanismo de copiar e colar que domina grande parte do design entra em ação.

E agora, estamos vendo isso com tampas arredondadas, aquelas tampas semelhantes a balões que você pode encontrar com mais frequência em garrafas de Cholula.

A ideia não é totalmente nova, especialmente no espaço da beleza. Nos anos 60, os frascos de perfume de vidro geralmente apresentavam uma tampa circular e bulbosa. A pop art e o minimalismo estiveram na vanguarda do design durante esse período. Mas os temas de humor, vibração e cores vivas da pop art, combinados com a simplicidade da forma arredondada, convergiram de maneira ideal para que a embalagem causasse um impacto imaginativo e criativo, mantendo a onda cultural atual. 

Avançando algumas décadas até o presente, a indústria da beleza encontrou inspiração na silhueta. Vimos marcas de perfumes após marcas de perfumes – pense em Régime Des Fleurs , Liis , STORA SKUGGAN – empregando a parte superior circular para se destacar entre os concorrentes. O design é elegante e tem o poder de transformar um simples frasco de perfume de vidro em algo desejável ou uma obra de arte. 

Em 2021, Harry Styles lançou sua linha de beleza neutra em termos de gênero, Pleasing , com embalagens que apresentam tampas circulares. Styles, um criador de tendências entre a Geração Z, foi uma das primeiras marcas não perfumadas a lançar a tampa circular. E no mesmo ano, a marca de aperitivos naturais Ode também lançou um frasco com tampa circular, afastando ainda mais o embelezamento da categoria de perfumes. 

Em 2023, Deon Libra lançou seu design de embalagem, criado por Nice People, apresentando uma silhueta divertida e colorway com um charmoso topo circular. A marca é conhecida pelos seus produtos de cuidado do stress, idealizados através de uma bebida em pó elixir adaptogénico e sérum em óleo. O design inovador reinventa o espaço adaptogen e de bebidas, inspirando marcas focadas na saúde a adotar uma abordagem mais divertida, mas ponderada, ao design de embalagens.

Embora a tendência das tampas circulares esteja ganhando força, o formato é consistente com as indústrias de beleza e bem-estar. Claro, isso provavelmente ocorre porque a forma inicial de utilização da tampa foi em embalagens de perfume, mas isso deixa espaço para o crescimento estético. Imagine esta forma repousando graciosamente sobre uma rosa gelada ou uma garrafa de bebida gelada compartilhável. E mesmo indo além da categoria de bebidas, imagine uma garrafa de molho de macarrão elegantemente influenciada pela italiana com uma tampa circular afixada de forma proeminente no topo. Seria uma obra-prima de embalagem, mesmo que não cabesse na prateleira.

Fonte: https://thedieline.com/blog/2023/8/14/are-circular–caps-the-newest-packaging-design-trend

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