Ao contrário da crença popular, os consumidores asiáticos, principalmente nos países emergentes, estão cada vez mais sensíveis às questões ambientais. No entanto, tanto na Europa quanto na Ásia, o greenwashing e os altos preços dos produtos sustentáveis ​​são vistos como problemáticos. Isso está de acordo com um relatório recente encomendado pelo Alibaba.

Fazer mais pelo planeta como indivíduo e adotar práticas mais ecológicas pode ser uma questão complicada, com progressos sendo feitos, mas obstáculos significativos no caminho. À medida que as ondas de calor afetam grandes áreas do planeta – e os pesquisadores sugerem que esses episódios são mais prováveis ​​devido às mudanças climáticas causadas pelo homem – somos lembrados de quão urgente é encontrar soluções para melhor preservar o meio ambiente. No entanto, os consumidores da Europa e da Ásia parecem dispostos a fazer sua parte do trabalho, embora com ressalvas…

Um relatório encomendado pelo grupo chinês Alibaba à empresa de consultoria britânica Yonder Consulting indica que os consumidores têm um desejo profundo de tomar medidas para a preservação do planeta  [ 1 ] . Quase três quartos (73%) de uma amostra de mais de 14.000 consumidores entrevistados na Europa, Oriente Médio e Ásia dizem que desejam adotar um estilo de vida mais sustentável. Nos mercados asiáticos emergentes, essa proporção sobe para 87%.

Greenwashing – um problema em todos os lugares
No entanto, os obstáculos que impedem os consumidores de comprar produtos mais sustentáveis ​​são os mesmos na Europa e na Ásia. O greenwashing, por exemplo, é uma questão importante.

Cerca de 38% dos consumidores em todo o mundo questionam a confiabilidade das marcas que comercializam produtos como sustentáveis, com 56% dos tailandeses, 48% dos franceses e 47% dos cingapurianos expressando dúvidas sobre a real motivação de tais empresas. Esses são os três países do mundo onde os consumidores têm maior probabilidade de acreditar que as reivindicações ambientais de uma empresa são outra forma de justificar a venda de produtos mais caros.

E o preço é a outra área em que a Ásia e a Europa encontram um terreno comum. Para 45% dos consumidores em todo o mundo, os produtos sustentáveis ​​são muito caros. E é difícil ser um consumidor mais responsável quando os produtos do dia-a-dia são tão caros – uma visão compartilhada em todo o mundo. Trinta e três por cento dessa grande amostra indicam que, se os produtos sustentáveis ​​tivessem preços mais acessíveis, seria mais fácil fazer escolhas mais alinhadas com a proteção do planeta. Para 84% dos tailandeses, a compra sustentável é proibitivamente cara, o que foi o caso de 41% dos entrevistados dos Emirados Árabes Unidos e 37% dos espanhóis.

Grande interesse na Ásia
Entre as regiões pesquisadas, os asiáticos são os que apresentam maior motivação e interesse em buscar informações para tornar seu padrão de consumo mais sustentável . Os consumidores nas Filipinas (93%) e na Indonésia (91%) são os mais propensos a receber mais informações sobre como se tornar sustentável. Mais do que em qualquer outro lugar, as pessoas nos mercados asiáticos emergentes estão interessadas em saber como fazer compras online mais sustentáveis ​​(88% contra 66% na Europa).
 

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/consumers-in-asia-and-europe-think,22389

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *