Os fabricantes de garrafas de vidro alertam que novas propostas de embalagens podem fazer com que as garrafas de vidro comecem a ter a mesma aparência.

A indústria europeia de vidro para recipientes saúda a votação da Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu (ENVI) que altera o Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) para promover a circularidade total das embalagens.

No entanto, a indústria continua preocupada com o facto de os direitos de propriedade intelectual das embalagens não estarem protegidos.

O risco é que os produtos embalados comecem a ter a mesma aparência.

Os designs criativos e as formas icónicas desaparecerão gradualmente e o valor comercial será desperdiçado porque as marcas já não se conseguem destacar umas das outras nas prateleiras.

Embora a indústria aprecie, até certo ponto, o reconhecimento por parte do Comité do Ambiente dos designs de embalagens patenteadas, este fica aquém das expectativas.

Congratula-se com o reconhecimento de produtos embalados com indicações geográficas e direitos de desenho, mas lamenta que os direitos de propriedade intelectual no seu conjunto não sejam protegidos.

Adeline Farrelly, Secretária Geral da Federação Europeia de Vidro para Recipientes (FEVE) , disse: “Tememos que isso resulte em embalagens padronizadas e no desaparecimento gradual da diferenciação da marca. Estamos empenhados em garantir que as soluções de embalagens de vidro, acordadas com os nossos clientes, sejam concebidas com o peso e volume mínimos necessários.

“No entanto, acreditamos que esta medida restringe designs criativos e formatos icónicos de garrafas, muitas vezes refletindo produtos do património cultural a serem colocados no mercado no futuro. Isto irá prejudicar enormemente o valor económico que estes produtos trazem para a Europa e para além dela.”

A abordagem mais eficaz para reduzir os resíduos de embalagens é mudar, tanto quanto possível, para materiais que possam ser reutilizados e reciclados infinitamente num ciclo fechado.

A votação reconhece que materiais como o vidro são altamente recicláveis. Isso é bem-vindo. Os graus de desempenho em termos de reciclabilidade representam um grande passo em direção a uma verdadeira economia circular da UE.

Estas notas, inéditas no seu género, recompensarão embalagens que podem ser recicladas múltiplas vezes e que podem alimentar um esquema de circuito fechado de materiais.

Ms Farrelly afirmou: “A recolha separada e a triagem são pré-requisitos para garantir processos de reciclagem de alta qualidade e para o cumprimento dos critérios de reciclabilidade. Apoiamos, portanto, a introdução de uma meta obrigatória de recolha de 90% para reciclagem.

Fonte: https://www.glass-international.com/news/new-packaging-proposals-could-standardise-glass-bottle-designs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *