Cada vez mais marcas de beleza oferecem produtos recarregáveis, mas poucas implantaram o conceito em larga escala. A The Body Shop é pioneira na área, oferecendo recargas de xampus e géis de banho em lojas em dezenas de países, com uma implementação recente para incluir maquiagem. Conversamos com Georgie Coppin, Chefe Global de Marketing – Presentes e Inovação Sustentável da marca.

A The Body Shop começou a implementar seu conceito de recarga em 2021. Depois de dois anos, você pode dizer se este é um conceito viável em termos de demanda?

Georgie Coppin – Há muito que somos líderes no setor da beleza ética, por isso os nossos clientes esperam de nós este tipo de inovações e soluções de embalagem. Acredito que os clientes querem que as marcas os ajudem a viver de forma mais sustentável, e os nossos postos de abastecimento têm como objetivo tornar mais fácil para as pessoas reduzirem o seu impacto no planeta, tornando o reabastecimento conveniente e facilmente acessível. Continuamos definitivamente a ver uma procura por estas alternativas – 29,5% dos clientes voltaram a comprar uma recarga desde o lançamento das nossas estações de recarga, o que representa uma taxa de compra repetida mais elevada do que as nossas garrafas de plástico (24,3%). Também recebíamos muitos comentários dos clientes de que eles queriam que mais produtos estivessem disponíveis como recarga.

Assim, este ano expandimos a nossa oferta de recargas de champôs, condicionadores e géis de banho para incluir também a nossa gama de maquilhagem. Agora oferecemos um batom recarregável e uma base em pó recarregável também.

A marca está presente em mais de 80 países, então as recargas estão disponíveis em todo o lado?

Georgie Coppin- Sim! Estamos lançando nossas estações de recarga em todo o mundo. E o nosso objetivo é ter uma estação em todas as nossas lojas elegíveis em todo o mundo até ao final de 2024.

No entanto, o reabastecimento ainda não substituiu completamente as garrafas plásticas, que ainda estão disponíveis nas lojas.

Georgie Coppin – Sabemos que, como empresa, precisamos de fazer mais para ajudar o nosso planeta e os nossos postos de abastecimento são apenas uma parte da nossa missão para ajudar a construir uma economia circular. Este desejo de ser a melhor empresa ética, sustentável e inclusiva que podemos ser está no centro de tudo o que fazemos. É o que nos guia como empresa.

Atualmente, metade das embalagens plásticas da The Body Shop provém de resíduos plásticos pré-existentes, sendo parte dela proveniente da nossa parceria com a Plastics For Change, um dos nossos parceiros do Comércio Justo com Comunidades . Através desta parceria, trabalhamos com 2.000 coletores de resíduos na Índia que recebem preços justos pelos resíduos plásticos que recolhem, bem como acesso a melhores condições de trabalho e outros benefícios sociais. Já coletamos 100 milhões de garrafas plásticas (e aumentando) nas ruas da Índia.

Os sólidos, as recargas e a proibição de produtos descartáveis ​​estão entre as soluções que estão a ser consideradas em França para avançar em direção a uma casa de banho com desperdício zero. Outras soluções estão sendo consideradas em outros lugares?

Georgie Coppin – Em alguns países, os clientes podem devolver seus frascos de cosméticos usados ​​para serem limpos e reutilizados ou reciclados em qualquer lugar onde seja possível comprar produtos de beleza. Isso torna o reabastecimento ainda mais acessível aos consumidores. No entanto, isso exigiria colaboração entre marcas, seja de forma voluntária ou imposta por legislação. O conceito de uma casa de banho sem desperdício só é possível através de um esforço colaborativo entre empresas, governos e consumidores.

Por que as coisas não estão acontecendo mais rápido?

Georgie Coppin – Quando estávamos a desenvolver o nosso programa de recarga, realizámos um inquérito para perceber as atitudes dos consumidores em relação às soluções de recarga. Descobrimos que uma das principais coisas que impediam os clientes de mudar para recargas era a conveniência. É por isso que nos propusemos a tornar o reabastecimento uma opção conveniente e facilmente acessível que as pessoas pudessem incluir na sua vida quotidiana, com o objectivo de ter uma estação de reabastecimento em todas as nossas lojas elegíveis a nível mundial (mesmo nas lojas mais pequenas e remotas) até ao final de 2024. Os clientes ainda querem aproveitar a experiência de usar produtos de beleza e nem sempre estão dispostos a sacrificar isso pelo planeta. Portanto, para nós, trata-se de tornar fácil o produto que gera menos desperdício, fornecendo informações sobre por que os refis são a melhor opção.

Poderá a inflação ser um travão a esta transição ecológica?

Georgie Coppin – A inflação pode definitivamente ter um impacto no desenvolvimento e implementação deste tipo de inovações sustentáveis ​​para as empresas. Para a The Body Shop isso não é diferente. Porém, nosso propósito; lutar por um mundo mais justo e bonito é a nossa estrela norte e nos lembra que esses esforços para reduzir o nosso impacto no planeta são ainda mais importantes em tempos difíceis. Para os clientes, aqueles que adotam nosso esquema de recarga economizam dinheiro. Assim, embora a inflação possa ser um bloqueador para eles, estamos a fazer o que podemos para tornar o reabastecimento financeiramente atrativo para os consumidores. Ao comprar um refil conosco, você paga o mesmo preço da nossa versão padrão em garrafa plástica de 250ml, mas recebe 50ml extras de produto gratuitamente a cada vez.

O banheiro sem desperdício é uma utopia ou o futuro da beleza?

Georgie Coppin – As soluções de recargas e embalagens são certamente um passo na direção certa, mas chegar ao desperdício zero só pode ser alcançado através de um esforço colaborativo entre empresas, governos e consumidores . Todas as partes precisam de chegar a um entendimento comum e trabalhar em conjunto com este objectivo comum em mente, se quisermos alcançar este objetivo.

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/zero-waste-will-require,22956 

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