O ranking IBEVAR – FIA Business School premiou no último sábado empresas que se destacaram dentro de critérios de relevância para o varejo nacional, como receita total, crescimento, admiração entre consumidores e colaboradores e retorno sobre o capital investido.
De acordo com o levantamento, que teve como base o balanço divulgado pelas empresas e publicações especializadas sobre o segmento, a maior varejista do Brasil é, atualmente, a Carrefour, cujo faturamento alcançou a casa dos R$108 bilhões. Fecham o Top 3 Assaí, (R$60 bi) e Magazine Luíza (R$45 bi).
O ranking também apontou as empresas que mais cresceram no período de 2021 a 2022 em setores variados. Neste recorte, destacam-se:
– Giassi & Cia (Supermercados), com crescimento de 62%;
– Lojas CEM (Eletroeletrônicos e Móveis), com aumento de 14%;
– Grupo Inditex (Moda e Esporte), com crescimento superior a 200%;
– O Boticário, (Drogarias e Perfumarias), com 30% de crescimento;
– Cacau Show, (Franquias), com aumento de 93%.
Adicionalmente, a metodologia do ranking utilizou tecnologia de IA (Inteligência Artificial) e NLP (Natural Language Processing) para analisar milhões de manifestações espontâneas, em textos e vídeos, nas redes sociais a fim de identificar as empresas mais admiradas por consumidores e colaboradores.
Para a análise, foram levados em consideração 31 subsegmentos do varejo, com a revelação das mais admiradas em cada um deles. Os destaques, neste quadro, foram:
– Centauro (Moda e Esporte);
– Kipling (Bolsas e Malas);
– Oxxo (Conveniência);
– Havan (Departamentos);
– Magazine Luiza (Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Móveis);
– Leroy Merlin (Material de Construção);
– Petlove (Pets).
Já na avaliação do retorno sobre o capital investido, a Track & Field, empresa do segmento de vestuário esportivo, sagrou-se a campeã com uma taxa de ROIC de 19,6%.
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