As vendas do varejo farmacêutico cresceram 14,22% de janeiro a maio de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA). A entidade reportou que o faturamento das grandes redes brasileiras somou R$ 12,7 bilhões nos primeiros cinco meses de 2014. O indicador revela que as vendas em maio mantiveram o ritmo que vinha sendo registrado até abril, quando o crescimento ante o ano anterior era de 14,74%. Até então, o faturamento havia somado R$ 10 bilhões em quatro meses.

Em nota, o presidente da associação, Sergio Mena Barreto, afirmou que a expansão nestes cinco primeiros meses superou as expectativas da entidade. “Ficaremos satisfeitos caso consigamos manter o mesmo desempenho e tivermos, no final de 2014, o mesmo crescimento porcentual de 13% obtido no ano passado”, comentou. Entre as categorias, a que mais teve elevação em vendas foi a de produtos de higiene e cosméticos e outros não-medicamentos. Estes itens tiveram alta de 17,24% nas vendas de janeiro a maio ante igual período de 2013, fechando os cinco primeiros meses do ano com faturamento de R$ 4,211 bilhões. Já as vendas de medicamentos cresceram 12,8% na comparação anual, acumulando R$ 8,572 bilhões. Considerando-se apenas os medicamentos genéricos, a alta foi de 7,98% na mesma comparação, chegando a R$ 1,507 bilhão.

De acordo com dados da Mintel, de janeiro a junho deste ano foram lançados 2.089 produtos nos mercados de beleza & cuidado pessoal, saúde e higiene, sendo que maquiagem foi o que apresentou o maior número de lançamentos, seguida por produtos para o cabelo em segundo lugar, produtos para pele (3º), sabonetes & produtos para banho (4º), desodorantes (5º), produtos para saúde (6º), perfumaria (7º), fraldas & higiene feminina (8º), higiene oral (9º) e produtos de barbear e depilação (10º).

A Jequiti foi a empresa que mais lançou produtos no período, seguida pelo O Boticário em segundo lugar, Avon (3º), Maybelline (4º), Natura (5º), Unilever (6º), Cosmed (7º), La Vitta Cosmética (8º), Procter & Gamble (9º) e Delly Kosmetic (10º).

O frasco foi a embalagem mais utilizada para envasar os produtos no período, seguido por tubo/bisnaga em segundo lugar, embalagem flexível (3º), aerossol (4º), pote (5º), caixa de cartão (6º), estojo (7º), estojo (8º), sachê flexível (9º) e stand-up pouch (10º).

gráfico varejo farmacêutico

Fonte: http://www.abre.org.br/noticias/vendas-em-farmacias-crescem-de-janeiro-a-maio/

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