Com o mercado em constante expansão, é preciso ficar atento às tendências e oportunidades para alavancar as vendas e impulsionar os negócios

O mercado farmacêutico está em expansão contínua e as projeções indicam que esse ritmo deve se manter nos próximos anos. De acordo com dados do IQVIA e do Sindusfarma, o crescimento das vendas da indústria farmacêutica foi estimado em 12,6% em 2024 e deve somar outros 9,3% em 2025. Esse avanço impacta diretamente o varejo especializado, que precisa se adaptar para aproveitar as oportunidades e atender às demandas de um consumidor cada vez mais exigente.

A Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, destacou as principais tendências para o segmento em 2025:

1. Serviços de saúde nas farmácias

A oferta de serviços de saúde em farmácias, como vacinação, testes rápidos e monitoramento de glicemia, está em alta. Após a pandemia, muitos consumidores buscam a conveniência de realizar esses procedimentos perto de casa, sem filas e com horários agendados. Essa prática não apenas aproxima as farmácias dos clientes, mas também gera aumento no ticket médio, uma vez que o consumidor aproveita a visita para adquirir outros produtos. Por isso, mesmo que profissionais especializados gerem custo, os ganhos das farmácias também podem ser positivos para impulsionar as vendas e são uma boa aposta para 2025.

2. Expansão do omnichannel

O consumo omnichannel já é uma realidade em diversos setores e deve continuar crescendo no varejo farmacêutico. Dados da Linx mostram que, em 2022, as vendas na modalidade “pick-up” (compra online com retirada em loja) cresceram 90%. Um estudo da PSFK aponta que 88% dos consumidores esperam experiências integradas entre lojas físicas e digitais.

O crescimento do omnichannel tende a despontar cada vez mais, já que o varejo tem criado operações mais flexíveis na busca de atender um consumidor cada vez mais conectado e com poder de decisão em mãos. Por isso, é fundamental investir em soluções omnicanal, para que o cliente tenha a opção de comprar pelo e-commerce e retirar na loja física ou até mesmo receber o produto em casa, mas ter a oportunidade de trocar na loja mais próxima. Com o apoio da tecnologia, as farmácias podem agilizar processos de compra, venda, pagamento e entrega do produto com mais segurança e fidelização de clientes.

3. Foco na experiência do cliente

Outra tendência que não pode sair do radar do varejista é a experiência do cliente. Investir em ações que melhorem a satisfação do consumidor deve ser o foco central das farmácias. Além dos serviços de saúde e do atendimento ao cliente, que já são fundamentais para melhorar a jornada de compra, o varejista precisa investir em soluções, como: autoatendimento, que ajudam a minimizar filas e agilizar o atendimento em loja e atendimento via WhatsApp, para acelerar o processo de comunicação com a farmácia, permitindo tirar dúvidas, checar estoque de produtos ou até mesmo agendar serviços ou pedir delivery, além de ser um importante canal de compras. Para acelerar ainda mais o atendimento, a farmácia pode contar com a ajuda de chatbots que utilizam recursos a partir de inteligência artificial para manter um contato mais personalizado com o cliente, enquanto o atendente não está disponível. 

4. Programas de fidelidade

A fidelização de clientes tem ganhado força no segmento. Programas de fidelidade ajudam a aumentar as vendas e fornecem dados estratégicos sobre o comportamento do consumidor. Uma pesquisa da Epsilon destacou que 80% dos consumidores são mais propensos a comprar de empresas que oferecem experiências personalizadas e 91% afirmam que têm mais probabilidade de adquirir produtos em empresas que reconhecem, lembram e fornecem ofertas relevantes para eles. A tendência é que essas iniciativas, já consolidadas em setores como moda e alimentação, continuem se espalhando para as grandes redes de farmácia, mas também comecem a aparecer em negócios de médio porte.

5. Automação e gestão tecnológica

A gestão manual, o controle de estoque baseado em planilhas e o faturamento financeiro feito na calculadora ainda são uma realidade para muitos empreendedores no segmento de farmácias. Ter todos esses controles de maneira automatizada pode ser decisivo para se destacar diante da concorrência, além de ser uma forma de investir em ações que façam a farmácia crescer. Existem tecnologias no mercado voltadas à gestão completa do estabelecimento, permitindo que o varejista foque apenas em estratégias que irão impulsionar o seu negócio.

Uma dessas soluções é o sistema Linx Farma. A solução oferece, entre outras funcionalidades, integração com os maiores programas de benefícios em medicamentos (PBMs), possibilitando ao varejista consultar preços de forma atualizada, gerenciar a quantidade de itens vendidos e obter descontos dos fabricantes através dos PBMs. 

Além disso, o sistema Linx Farma conta com uma plataforma de cotação online, pós-venda para medicamentos de uso contínuo, processo de compra e entrada unificados, entre outros recursos. Com ele, também é possível fazer a gestão e controle de estoque para melhor visibilidade da validade dos medicamentos e identificação dos produtos mais vendidos.

As farmácias que apostarem nessas tendências não apenas atenderão às expectativas do consumidor moderno, mas também estarão posicionadas para liderar o mercado em um cenário de transformação digital e competitividade crescente.

Fonte: https://www.abradilan.com.br/mercado/as-principais-tendencias-do-varejo-farmaceutico-em-2025/

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