Considerada a indústria farmacêutica mais inovadora do país segundo o Prêmio Valor Inovação 2024 a Eurofarma investiu mais de R$ 615 milhões em P&D no último ano, o que representa 6,7% das vendas líquidas da companhia. Trata-se do maior percentual destinado por uma companhia brasileira nessa área. O Panorama Farmacêutico foi conhecer essa realidade de perto, em uma visita à fábrica de Itapevi, no interior de São Paulo, onde também está localizado o Eurolab.

Inaugurado em 2020, o laboratório de inovação ocupa uma área de 21.170 m² e sustenta a ampliação dos produtos exclusivos no portfólio da companhia. Atualmente, mais de 1,2 mil moléculas da farmacêutica brasileira estão protegidas com pedido de patente.

A Eurofarma contabiliza 30% da receita proveniente de fármacos desenvolvidos desde o início das operações, o que totaliza mais de 260 novos produtos. São resultados que nos colocam entre os top 3 em market share de lançamentos no Brasil, com 9% nos últimos 24 meses”, afirma Martha Penna, vice-presidente de inovação.

A farmacêutica reúne mais de 350 projetos no pipeline, sendo 30% referentes a inovações radicais ou incrementais. Como parte desse trabalho, a companhia criou o Eurofarma Ventures. O fundo corporativo de venture capital, focado em empresas inovadoras de biotecnologia, assegura aportes de até US$ 100 milhões (R$ 610,5 milhões) em biotechs que tenham projetos em fase inicial de descoberta e desenvolvimento de medicamentos.

O fundo já está operando e conta, até o momento, com investimentos em quatro empresas. Em um prazo estimado de cinco anos, a expectativa é atender até 25 startups, com ênfase em medicina de precisão, edição genética e inteligência artificial aplicada à descoberta de moléculas”, ressalta Martha.

Complexo da Eurofarma produz 419 milhões de unidades ao ano

Composto por 13 blocos, sendo quatro deles fabris, o complexo industrial da Eurofarma ocupa uma área total de 300 mil m², sendo a primeira planta de uma farmacêutica brasileira certificada pela FDA dos Estados Unidos. “São 150 linhas de produção e mais de 2 mil colaboradores na área fabril, que se dedicam na produção de 419 milhões de unidades ao ano, o que nos torna um dos mais avançados parques farmacêuticos e de inovação da América Latina”, avalia Marcio Valentim, diretor executivo de operações.

“Para 2025 está previsto o início do funcionamento da fábrica da companhia em Montes Claros (MG), com 181 mil m² de área construída. Ainda em obras, a planta se tornará a maior da América Latina e irá ancorar o crescimento da companhia na produção de antibióticos e medicamentos sólidos e hormonais”, antecipa.

Farmacêutica é líder em prescrições no país

Com receita líquida de mais de R$ 9,1 bilhões, a Eurofarma está entre as três maiores farmacêuticas da América Latina e lidera o mercado em volume de prescrições. Contabiliza 11 fábricas, com mais de 200 linhas de produção em atividade. Além do parque de Itapevi, mantém plantas em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e outras seis na América Latina – Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Uruguai e Guatemala.

Na Colômbia, além da planta para produção de sólidos, semissólidos, líquidos e granulados, também há a operação da Genfar, fabricantes genéricos cujas operações na Colômbia, Equador e Peru representam 11,1% das nossa vendas internacionais”, explica Maria del Pilar Munõz, vice-presidente de sustentabilidade e novos negócios.

E foi justamente o desempenho da Genfar que alçou a farmacêutica ao posto de campeã de vendas no varejo na América Latina, ultrapassando a Sanofi. Os dados constam de levantamento da IQVIA baseado em dados de janeiro a setembro deste ano, período em que o mercado cresceu 12,46% na região.

 A performance da companhia nesse recorte, com um acréscimo de 13,21%, a estratégia de crescimento orgânico, a diversificação geográfica e as recentes aquisições são os fatores apontados como os principais responsáveis por esse triunfo.

Além de manter a liderança na América Latina, o plano de internacionalização até 2027 prevê a expansão nos Estados Unidos, a retomada em mercados como a Venezuela e o avanço por continentes como a África, a partir da entrada na Angola.

Com 52 anos de história, a Eurofarma também conta com a Person, divisão de saúde animal; o Magabi, centro de pesquisa e análise de amostras para estudos de biodisponibilidade relativa e bioequivalência; a Supera Rx, uma parceria com o Laboratório Cristália, responsável pela promoção e distribuição de produtos de prescrição médica; e o consórcio Orygen, para produção de biossimilares, em conjunto com a Biolab.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/investimentos-da-eurofarma-em-pd/

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