As duas principais marcas nacionais de cosméticos e perfumaria disputaram cabeça a cabeça a corrida pelo crescimento da base de consumidores on-line no ano que passou, mostra relatório do BTG distribuído a clientes nesta sexta-feira.
Tanto Boticário quanto Natura registraram crescimento significativo no número de visitas a seus sites — uma proxy do interesse dos consumidores em seus produtos. No entanto, a Natura conseguiu superar a barreira dos 30% na expansão de acessos, enquanto a rival ficou, por pouco, abaixo desse patamar — embora parta de uma base de internautas consideravelmente maior que a da Natura.
Segundo o relatório, elaborado com base em dados da plataforma SimilarWeb, a Natura elevou em 30,2% o número de acessos ao seu website entre novembro de 2023 e o mesmo mês do ano passado (dado mais recente), totalizando 21,1 milhões de acessos no mês. Já o Boticário cresceu 29,2% no mesmo período, alcançando 36,3 milhões de visitas em novembro.
Jequiti e Hinode
O cálculo considera apenas acessos aos sites, sem incluir aplicativos e outros canais digitais, e não é necessariamente um parâmetro para o desempenho de vendas — até porque as duas companhias têm perfis diferentes de distribuição, como a aposta na Natura nas revendedoras e a maior presença do Boticário no varejo físico.
De todo modo, o número atesta o vigor do mercado brasileiro de perfumaria e cosméticos. Além de Natura e Boticário, o BTG também analisou o desempenho de Jequiti e Hinode. A primeira triplicou o número de acessos, atingindo 1,8 milhão em novembro passado, enquanto a segunda apresentou uma queda: o número de visitas ao seu site despencou 45%, para 1,6 milhão no mês.
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