Na boutique da Hennessy em Cognac, um braço robótico pinta a embalagem de segunda pele do decantador X.0. da marca. O design personalizado é baseado nos algoritmos do artista generativo Florian Zumbrunn.
É a primeira vez para a Hennessy: no contexto de uma colaboração com o artista francês Florian Zumbrunn, os consumidores ganham um lugar na primeira fila enquanto o design é pintado na embalagem diante de seus olhos. Disponível exclusivamente na boutique da marca em Cognac, não é Zumbrunn quem faz a pintura — seu material de escolha são algoritmos — mas um braço robótico que orquestra essa experiência na loja. Esse processo de produção foi projetado pelo especialista em robótica Jean-Marie Ollivier.
Algoritmos e um braço robótico
Para criar a arte, Zumbrunn programou uma série de algoritmos que criam composições aleatórias de milhões de permutações potenciais, influenciadas por variáveis como o número de cores e a paleta de cores escolhida na loja pelo cliente. O design final é visualizado em um tablet antes da aprovação do comprador. Um braço robótico de última geração então o pinta na segunda pele que envolve o decantador Hennessy XO. A embalagem, que abraça os contornos da garrafa, é feita inteiramente de polpa de papel. Uma etiqueta de couro é enrolada no gargalo da embalagem.
“No meu trabalho, estou constantemente fundindo múltiplas disciplinas. Eu misturo o antigo com o novo, gestos humanos com saída de máquina, técnicas tradicionais como pastel e aquarela com linhas de código. Dessa perspectiva, fui particularmente inspirado pela maestria de Hennessy na fina arte da mistura, e seu diálogo contínuo entre tradição e inovação“, disse Zumbrunn sobre a colaboração.
Lançado em dezembro de 2024, apenas 40 das garrafas de € 1.200 estão disponíveis. Cada decantador de um litro é numerado individualmente.
Zumbrunn se formou na escola de artes visuais de Paris, Les Gobelins. Seus trabalhos foram exibidos globalmente, incluindo em Paris, Londres, Tóquio e Miami.
Deixe um comentário