Formatos menores com etiquetas de preço mais atraentes, juntamente com diferentes maneiras de aplicar fragrâncias, estão desafiando os frascos de perfume de tamanho tradicional. Mas o formato de 100 ml teve sua última palavra?
Os dias de identificar uma pessoa com uma fragrância específica parecem ter acabado há muito tempo: dado o ritmo dinâmico de lançamentos de produtos, os consumidores parecem ser cada vez menos leais a um único perfume. Eles tendem a usar várias fragrâncias, alternar entre diferentes aromas e/ou sobrepô-los. Isso significa que os consumidores não usam seus frascos tão rapidamente quanto no passado.
Os preços altos também estão incentivando os consumidores a comprar formatos menores, incluindo o de 30 ml. Esse tamanho é popular na Adopt, uma marca cuja oferta é baseada em frascos de baixo custo com um design simplificado. Mas esses tamanhos também interessam às marcas de luxo, diz Isabelle Ferrand, perfumista e presidente da Cinquième Sens, confirmando a atração desses pequenos formatos para os consumidores. “O preço é o primeiro critério: para alguns consumidores, os frascos pequenos permitem que eles continuem comprando perfumes de luxo.” Na Tom Ford, por exemplo, um frasco de 50 ml de Vanille Fatale ou Cherry Smoke é vendido por € 355; por ‘apenas’ € 215, o de 30 ml parece mais acessível. “O segundo critério é o desejo de mudança, mas os frascos pequenos também são apreciados, pois permitem combinar fragrâncias, para evitar ter o mesmo cheiro do seu vizinho”, explica a perfumista.
Para ganhar a fidelidade do consumidor, as marcas de luxo estão cada vez mais oferecendo grandes formatos recarregáveis. E essa tendência deve continuar, como atestam os novos lançamentos: um frasco de perfume não é jogado fora, ele é recarregado. Apesar do quociente de sustentabilidade desse conceito, não é uma opção para todos os tamanhos de frasco, especialmente os menores. “Os formatos pequenos costumavam ser originalmente frascos de viagem — itens para serem colocados em uma bolsa, e esses ressurgiram à luz das restrições às viagens aéreas”, explica Alnoor Mitha de Bharat, fundador da agência de design Objets de Convoitises. Os frascos de 15 ml para viagem que ele projetou inicialmente para a linha Hermessence da Hermès (2004) agora estão disponíveis para várias fragrâncias da empresa.
Aumentando a desejabilidade de itens pequenos
No entanto, manter o design de uma garrafa de 100 ml ou 125 ml para tamanhos menores nem sempre é fácil. “Nem todas as garrafas se prestam à redução de tamanho, então você tem que ser criativo”, explica Alnoor. “A tampa, em particular, nem sempre é adequada, e isso é ainda mais verdadeiro com formatos de 15 ml”.
O peso do vidro também é um fator. Um vidro mais leve pode minimizar a pegada de carbono da embalagem, mas o mesmo nível de qualidade deve ser garantido. “Ao tornar o vidro mais leve, as garrafas ficam menores, e os consumidores podem ter a impressão de estarem sendo enganados”, explicou Mélina Weinmann, Diretora de Marketing e Inovação da fabricante de vidro Pochet du Courval, em um webinar recente. Uma garrafa pequena que seja muito leve ou muito compacta provavelmente será rejeitada pelos consumidores.
No entanto, ao inventar abordagens disruptivas ou lúdicas, as marcas estão despertando interesse em formatos pequenos. Este é o caso das ampolas usadas para recarregar os frascos de viagem da Ormaie , enquanto os novos sprays de bolsa L’Art & la Matière da Guerlain têm uma apresentação luxuosa e um preço correspondente: € 175 por formato de spray — vendido vazio. Outra novidade da Guerlain é o frasco em formato de coração de 20 ml para La Petite Robe Noire. O spray para viagem foi projetado para ser recarregável com frascos clássicos, em vez de um refil. Este tipo de abordagem inovadora permite que as marcas se destaquem em um mercado competitivo de perfumes que também sofre com a concorrência de marcas imitadoras e de baixo custo.
Recrutamento com mini formatos
Quão pequeno é muito pequeno? No canal seletivo, frascos abaixo de 30 ml eram raros até agora, geralmente apenas sprays de viagem comprados como um complemento para um modelo maior. Online, no entanto, um número crescente de marcas está oferecendo formatos de 10 ml que são mais parecidos com amostras grandes do que frascos reais. E com preços na faixa de € 25-€ 35, os consumidores podem testar uma fragrância antes de comprar um modelo maior; por que não expandir sua coleção de perfumes sem gastar muito?
Embora a maioria dos frascos de 10 ml sejam sprays, algumas marcas, como Carolina Herrera, estão oferecendo eaux de parfum em formato roll-on. Outras estão optando por um formato mais sofisticado do que um simples tubo de vidro; o de 10 ml da Valentino , por exemplo, apresenta o motivo de garanhão fetiche da marca de grife. Também no formato de 10 ml, a badalada jogadora de nicho Kayali oferece um spray que lembra um formato em miniatura. Ele é vendido individualmente ou em kits para combinar aromas.
Outras marcas preferem 20mls, como a Givenchy com seu eaux de parfum roll-on. A franquia Gentleman da marca também testou esse tamanho para homens, mas em forma de spray, enquanto sua Collection Particulière premium apresenta mini frascos voltados menos para viagens do que para recrutar novos consumidores. A caixa de descoberta personalizada oferece uma escolha de três frascos de 10ml com um vale-presente para um frasco maior. Uma tendência iniciada há alguns anos por marcas de nicho, o conjunto de descoberta é frequentemente um produto online mais vendido — ainda mais quando acompanhado de um vale-presente.
Marcas de nicho: de pequenas a minúsculas
No segmento de nicho, mini frascos são de fato uma tendência crescente. E seu papel como uma alternativa a formatos maiores, muitas vezes caros, não é a única razão para seu sucesso. A marca de “perfumes raros” Dusita oferece frascos de 15 ml há algum tempo, um modelo que adotou para um extrato de perfume pela primeira vez para a nova fragrância Pelagos. “Este formato foi muito bem recebido. Nossos consumidores apreciam o design e o peso substancial, pois dá a impressão de um objeto bonito em vez de um simples tamanho de viagem”, explica a fundadora e perfumista Pissara Umavijani.
Este tamanho pode ser encontrado em marcas como Le Labo, Byron, Nishane e Olfactive Studio, onde os extratos de 15 ml vêm em uma capa de couro. A Versatile, uma marca fundada em 2021, baseou toda a sua oferta em 15 ml: “É um formato nômade, leve, prático e, mesmo que o tamanho pareça pequeno, cada frasco dura no mínimo seis meses graças à nossa fórmula altamente concentrada, entre 30 e 38%, e ao formato roll-on”, explica a designer Coralie Frébourg. Mas há ainda menor! Na Matière Première, o frasco pequeno é de 6 ml, e na Elaïo, de 3 ml.
Os formatos grandes são mais competitivos em termos de preço?
Apesar de suas vantagens, os formatos mini são mais caros por mililitro, um ponto não desprezível à luz da inflação recente. Adicione a isso o fato de que em perfumarias, o tamanho do frasco pode estar sujeito à shrinkflation (tamanhos menores pelo mesmo preço ou um pouco mais alto) como no varejo de massa. De fato, os formatos ‘full-size’ mais novos das marcas podem variar de 90 ml ou 75 ml, e não mais necessariamente 100 ml. “Nesse contexto, os modelos maiores estão se mantendo e agora estamos vendo uma tendência crescente para formatos de 75 ml e maiores”, explica Mathilde Lion, Diretora Executiva, Analista da Indústria, Beleza na Circana. “Graças às promoções, os formatos maiores são mais populares na França por seus preços mais baixos, principalmente durante a Black Friday”.
Competindo tanto com marcas de nicho quanto com players de baixo custo, o canal seletivo está atualmente vendo as limitações de seus aumentos de preço. Isso é ainda mais verdadeiro online, onde vários sites estão desafiando varejistas de longa data, como Sephora e Marionnaud. No final, isso é uma vantagem para formatos maiores e mais baratos.
E quanto aos consumidores que têm certeza de terminar seu frasco grande de fragrância? Algumas marcas, como Dior e Hermès, oferecem tamanhos ainda mais generosos: 150, 200 ou até 400 ml (geralmente adequados para fragrâncias splash). Formatos ainda maiores, 900 ml ou 1 litro, também existem, mas geralmente são posicionados mais como objetos de prestígio em edições limitadas. Na Louis Vuitton , três das fragrâncias da marca vêm em uma versão de um litro vendida por… € 15.000. Esta é a prova de que o preço nem sempre é a primeira decisão de compra para grandes formatos!
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