A marca francesa de beleza foi fundada em 1795 pelos irmãos Vitry, depois vendida para a família de Jules Thinet e permanece até hoje controlada por seus descendentes, em um modelo de empresa 100% familiar.
Sua história, no entanto, começou na Idade Média, quando monges franceses estabeleceram uma fábrica na comuna de Nogent para produzir espadas e sabres. Após a Revolução Francesa, as oficinas, que se situavam em uma abadia, passaram a pertencer ao Diretório, que as vendeu aos irmãos Vitry.
Com sua base na cutelaria, a marca deu início ao desenvolvimento de acessórios de beleza, como tesouras, alicates e pinças. Em 1907, o Sr. Jules Thinet inventou a lâmina de barbear, também incorporada ao portfolio da Vitry.
A marca passou a ser vendida em farmácias nos anos 1950 e manteve seu negócio focado nos acessórios até 2005, ano de reinvenção da marca, que passou a produzir cosméticos para as unhas, como base e esmaltes e itens de maquiagem. Atualmente, a Vitry possui uma gama diversa de cosméticos, que também inclui uma linha de cuidados para homens e produtos de skincare.
Presente nos cinco continentes, em mais de 50 países, a Vitry chega ao Brasil pelas mãos de Adélåide de Grandcourt, trineta de Jules Thinet. Adélåide tem 33 anos e será presidente da marca no Brasil, país no qual tem uma relação antiga com o Brasil e onde morou de 2013 a 2017. Baseada em São Paulo e à época recém-formada em design de moda, modelagem e direção de arte pela Chambre Syndicale de la Couture Parisienne e com estágios na Christian Dior e Vanessa Bruno, Adélåide fundou sua marca própria de roupas femininas e um ano depois ingressou na equipe de criação da designer de sapatos Sarah Chofakian, antes de voltar à França.
Atualmente, Adélåide se mantém focada na marca de sua família para dar continuidade à sua trajetória e deixar o seu legado. A chegada da Vitry ao Brasil, depois de três anos de planejamento, tem um componente afetivo para a empresária, que vai além da questão dos negócios. “Meu avô materno era um apaixonado pelo Brasil, morou aqui por alguns anos e tinha um vínculo profundo pelo País. Mesmo no fim da vida, com declínio cognitivo e de memórias, nuca se esqueceu do amor que tinha por essa terra e, até seu último suspiro, evocou suas memórias brasileiras”, comenta.
A Vitry chega com parte de seu portfolio ao Brasil, que estará à venda, inicialmente, em alguns pontos da Drogaria Iguatemi. Para 2025, os planos de expansão da marca incluem um ecommerce próprio, a chegada de novos produtos e ampliação dos pontos de venda.
Fonte: https://cosmeticinnovation.com.br/vitry-a-marca-francesa-de-cosmeticos-chega-ao-brasil/
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