Fragrâncias suaves movimentam R$ 35 milhões, impulsionadas por novas ocasiões de uso das consumidoras
O mercado brasileiro de “body splash” (fragrâncias menos concentradas com proposta de refrescância e uso diário) mais que dobrou no comparativo anual, de acordo com dados exclusivos da Circana. A consultoria aponta que a categoria faturou R$ 35 milhões no acumulado de 2024 até setembro, o que representa salto de 154% na receita em relação ao mesmo intervalo de 2023. O Brasil é o país da América Latina com maior representatividade de mercado, de acordo com a diretora comercial da Circana, Ana Seccato.
A analista aponta que o Brasil reflete, com maior intensidade, uma tendência global de destaque dos “body sprays”. A razão, de acordo com ela, seria a adoção de múltiplas fragrâncias, o que acaba criando espaço de mercado mesmo entre marcas e categorias concorrentes. “A consumidora brasileira tem mais perfumes do que a média dos outros consumidores. Enquanto as fragrâncias masculinas vendem mais as embalagens maiores, as consumidoras brasileiras até preferem tamanhos menores para ter uma maior variedade de perfumes”, afirma Seccato.
Embora produtos tradicionais do mercado internacional tenham “voltado à moda”, com “body splashes” de marcas como Lancôme e Carolina Herrera, Ana Seccato afirma que a maior parte do crescimento no consumo tem sido sustentado pela participação da indústria nacional, que acelerou o portfólio de lançamentos.
“Com uma busca cada vez maior por fragrâncias leves, os ‘body splashes’ garantem grandes patamares entre as vendas da NaturaCotação de Natura”, afirma a diretora de marketing e comunicação da Natura Brasil, Denise Coutinho. Na categoria de perfumaria feminina do comércio eletrônico da marca, dois “body splashs” estão entre os dez produtos mais vendidos.
A Natura, que lançou o primeiro produto do tipo em 2012 como “spray corporal perfumado”, aponta que a nova geração desses perfumes reflete uma estratégia de sinergia com outros produtos do portfólio, contribuindo para venda de outros produtos da marca Tododia. “A Natura englobou a tendência de uso de hidratantes corporais à perfumação, intensificando os cuidados”, aponta Coutinho. De acordo com a executiva, a Tododia é a marca líder em mercado de cremes corporais no Brasil.
A proposta do produto é uma fragrância mais fresca, para uso diário, incluindo a rotina de cuidados noturnos. A Natura aponta que a linha de produtos Natura Tododia Todanoite foi criada com o objetivo de contribuir com a rotina de sono.
“Neste ano, respondendo a uma demanda de mercado, lançamos o complemento da linha com sabonete líquido e ‘body splash’, trazendo uma perfumação leve e aconchegante para o momento de dormir, uma tendência entre as brasileiras” afirma Coutinho.
O Boticário também tem uma linha direcionada aos cuidados noturnos que inclui o “body splash”, a Cuide-se Bem Boa Noite. A marca foi no mesmo caminho da concorrência e apostou nos body splashs como uma extensão de portfólio de suas fragrâncias mais vendidas, de acordo com o vice-presidente de operações do grupo Boticário, Sérgio Sampaio.
“As vezes a consumidora tem fidelidade a uma mesma marca, mas ela quer que a marca lance mais opções com a mesma assinatura olfativa”, afirma ao Valor. O produto campeão de vendas na categoria de body splashs no comércio eletrônico da marca é o Egeo Dolce, inspirado na colônia homônima.
De acordo com Sampaio, os preços mais baixos em relação a colônias e perfumes deixaram de ser o principal critério de escolha de compra da categoria. “Antigamente se a consumidora não tinha dinheiro pra comprar um perfume comprava o splash. Mas eles têm ganhado qualidade e representam quase uma nova categoria de perfumaria o consumidor brasileiro tem investido muito na categoria”, afirma ao Valor.
De acordo com o executivo, a geração Z compõe uma parcela relevante das consumidoras da categoria, impulsionada por virais em redes sociais. “Consumidoras mais velhas tinham apenas um cheiro de assinatura e as gerações anteriores passaram a ter duas ou três fragrâncias. Agora as mais jovens têm um produto para uso de dia, um para uso à noite, outra para ocasião especial e por aí vai”, afirma.
Dados levantados pela consultoria Buzzmonitor também apontam a popularidade do produto. Na terceira edição da pesquisa “Wishlist”, referente ao período entre 1º e 31 de dezembro, “body splash” foi o quinto termo mais mencionado na categoria de beleza, com 8% do total. A metodologia da Buzzmonitor considera menções dos produtos em publicações no BlueSky e X (antigo Twitter) associadas às expressões “quero comprar”, “queria comprar”, comprei, “vou comprar”, comprando ou “querendo comprar”.
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