O presidente Michel Temer assinou, nesta sexta-feira, um acordo de reconhecimento da cachaça e da tequila como produtos genuinamente brasileiro e mexicano, respectivamente, que ficou conhecido como o Acordo Cachaça-Tequila.

Segundo o presidente, o acordo é justificado por possuir “enorme valor simbólico” para o Brasil e o México, já que chancela o interesse dos dois países em “salvaguardar a preservação da integridade e originalidade das duas bebidas”. O principal objetivo é proteger a denominação de origem dos dois produtos.

Em fevereiro do ano passado, ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, Brasil e México anunciaram a conclusão das negociações para o reconhecimento mútuo da cachaça e da tequila, mas o acordo não tinha sido enviado ao Congresso.

Com o acordo, a cachaça vendida no México só poderá levar no rótulo o nome da bebida se for brasileira e o mesmo valerá para a tequila mexicana comercializada no Brasil. Ao reconhecer a indicação geográfica das aguardentes, o chamado Acordo Cachaça-Tequila assegura a proteção dos dois países contra a concorrência desleal de produtos que queiram se beneficiar indevidamente da reputação dessas bebidas.

Fonte: https://newtrade.com.br/industria/brasil-e-mexico-assinam-acordo-cachaca-tequila/?utm_source=Virtual_Target&utm_medium=Email&utm_content=&utm_campaign=NEWSLETTER+01+06/08/2017&utm_term=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *