A Sodiba, fábrica angolana de cervejas que passou a produzir a portuguesa Sagres desde este ano, vai investir 100 milhões de euros para instalar em Luanda uma unidade de embalagens de vidro.
A informação consta do contrato de investimento entre o grupo privado e a Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) e que além da Sodiba – fábrica que assegura a produção, a partir de Luanda, da cerveja portuguesa Sagres – envolve também a Embalvidro e a Industrial Africa Development (IAD).
De acordo com o contrato, autorizado por despacho presidencial de 14 de Agosto ao qual a Lusa teve esta sexta-feira acesso, os investidores privados pretendem construir e operar, em Luanda, uma unidade produtiva de embalagens de vidro.
Na nova fábrica, a empresa de Isabel dos Santos, filha do chefe de Estado angolano, terá uma participação de 51%, enquanto a IAD contará com uma posição de 49%, estimando o contrato de investimento o aumento da capacidade produtiva nacional, a “promoção do desenvolvimento de zonas mais desfavorecidas” e a criação de 188 postos de trabalho directos.
O contrato com a UTIP, em representação do Estado, prevê a atribuição de vários benefícios fiscais, desde logo a redução em 67,5% da taxa do imposto sobre a aplicação de capitais e de SISA, durante oito anos.
Deixe um comentário