Shoppers da América Latina estão mais dispostos que nunca a experimentar novos formatos de varejo, em sua busca por tirar máximo proveito de seus orçamentos para compras de produtos de rápido consumo (FMCG). Como resultado, a estrutura de canais na região está mudando rapidamente, segundo informações da Kantar Worldpanel.
No ano passado, o volume de produtos massificados cresceu 1,7% na América Latina. Apesar de estarem consumindo menos, os domicílios estão gastando 10% mais em sua cesta básica. Aumentos de preços e rendas mais baixas colocam os shoppers sob grande pressão para gerir seus gastos. Eles fazem compras com menos frequência – e o fazem de forma mais deliberada e racional. Eles se tornaram ‘omni-shoppers’ habilidosos que, por exemplo, vão ao atacarejo para estocar produtos de limpeza e higiene pessoal e usam lojas de conveniência para produtos perecíveis.
Isto levou a uma mudança no panorama de varejo, com uma proliferação de novos formatos e canais. O mercado de FMCG ficou mais fragmentado, para tornar-se mais conveniente e prático para os consumidores. No fim das contas, são os shoppers que saem vencedores – mas as marcas e varejistas que souberem como tirar proveito das tendências também terão sucesso, segundo a Kantar.
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