De acordo com estudo da Euromonitor, o mercado brasileiro de beleza e personal care apresenta cinco principais tendências:

1) Grandes oportunidades no setor de cuidados pessoais masculinos

Produtos para cuidados pessoais para homens continuam a mostrar um excelente crescimento no Brasil, a medida que o consumidor está se tornando mais vaidoso e disposto a experimentar produtos além daqueles exclusivos para barbear. Os fabricantes estão respondendo positivamente a esta oportunidade, através da introdução de vários novos produtos. Dos xampus às linhas exclusivas especiais de cuidados para a pele, rosto e corpo. Esta categoria é muito promissora, tanto a curto como a longo prazo, e se apresenta como uma oportunidade para a indústria aumentar o consumo e os gastos per capita dos homens.

 

2) BB Cream torna-se foco de atenção no Brasil

O creme facial multifuncional estreou no mercado brasileiro atraindo a atenção de clientes e fabricantes. Os chamados cremes BB, CC e DD atraem principalmente os clientes que procuram comodidade na aplicação, economizando tempo e recebendo benefícios múltiplos. Esses cremes também são percebidos como “econômicos”, uma vez que os consumidores preferem gastar um pouco mais por um produto multifuncional do que pagar a compra de vários itens separadamente. Várias empresas entraram nesse segmento em 2013, incluindo Natura, Avon, L’Oréal, L’Occitane e Vult Cosméticos e espera-se que outros fabricantes, tanto locais quanto internacionais, também entrem. O lançamento de um ou mais tipos destes cremes e o aumento de consumo a longo prazo são esperados, uma vez que categoria de cuidados faciais tem amplo espaço para crescer no Brasil.

 

3) Produtos de beleza continuam fortes apesar de desaceleração econômica

Apesar da desaceleração em 2013, que deverá continuar em 2014, alguns produtos apresentaram boa performance. Batom é um excelente exemplo de um produto duradouro. Durante os períodos de crise econômica, os consumidores tendem a reduzir o consumo de vários itens, incluindo produtos de beleza e cuidados pessoais. No entanto, as consumidoras brasileiras querem se sentir bonitas em todos os momentos e compram um novo batom, a pretexto de possuir a cor da moda ou uma nova versão com um benefício diferenciado, como a cor mais duradoura ou umidade extra para os lábios. Para a indústria de maquiagem, este comportamento cultural é muito positivo, porque, mesmo em tempos de crise, o investimento em novas cores e inovação em produtos para os lábios poderão obter retornos.

 

4) Desodorantes no Brasil que satisfazem todas as necessidades

A categoria de desodorantes no Brasil apresentou um crescimento contínuo, com uma série de inovações no último ano. Os clientes procuram cada vez mais produtos com benefícios adicionais e novos avanços tecnológicos, o que tornou a competição na categoria de desodorantes particularmente feroz. Inovações notáveis incluem o lançamento de desodorantes que oferecem proteção anti-stress (Nivea) que oferecem proteção por 72 horas e prometem gerar uma sensação de frescor (Garnier) ou ainda desodorantes que prometem uma pele clara e suave nas axilas (Dove Dermo Aclarant Unilever).

Espera-se que no longo prazo esta tendência de multi-benefícios em desodorantes continue se fortalecendo, uma vez que os consumidores estão respondendo muito bem às inovações em pesquisa.

 

5) Grupo Boticário continua a inovar e expandir

O Grupo Boticário se destacou em 2013 na indústria da beleza e cuidados pessoais no Brasil, graças ao excelente desempenho de suas diversas unidades de negócios, como sua nova marca “quem disse, berenice?” que está atraindo os clientes com a sua vasta gama de maquiagem, em combinação com seus pontos de venda que permitem aos clientes testar qualquer produto antes de comprar. quem disse, berenice? provou ser um sucesso em 2013, o que explica o fato do Grupo Boticário ter aberto 90 lojas desta unidade de negócios em 2013 no país. A unidade de negócio O Boticário também lançou muitos produtos em 2013, incluindo a linha exclusiva de cosméticos de cor chamado Sixties da Make B, que tem uma luxuosa campanha televisiva e embalagens especiais para atrair a atenção dos consumidores. Espera-se que em 2014, a empresa continue a incomodar os seus concorrentes, porque a empresa está reforçando suas unidades de negócios principais e é esperado que faça grandes investimentos para apoiar esta expansão.

 

Fonte: http://www.abre.org.br/noticias/as-cinco-principais-tendencias-na-industria-de-beleza-e-personal-care-no-mercado-brasileiro/

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