Há perfumes cujo frasco vale mais do que a fragrância. Na hora da compra, o primeiro fator de sedução não é o líquido, mas o que o guarda. Tanto é assim que é dedicado aos frasco 60% do custo do produto. Não à toa, as marcas investem pesado no design. E não há um estilista de alta costura que não deixe seu DNA também na perfumaria. 

O mais icônico e clássico deles é o Chanel nº 5, com seu inconfundível design art deco. Por essas e outras é que, mesmo quando o líquido acaba, o vidro permanece na vida, na cômoda e na memória afetiva do consumidor, se transformando até em item de coleção e de decoração.

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“Assim como a fragrância, a embalagem muitas vezes representa um contexto social ou cultural. O perfume L´Air du temps de Nina Ricci por exemplo, lançado logo depois da Segunda Guerra Mundial, em 1947, trazia em sua tampa duas pombas como símbolo da paz e representava muito bem o estilo de Nina Ricci, clássico e sofisticado”, diz a especialista e consultora em perfumaria, Renata Ashcar.

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Quanto ao design mais desafiador da história da perfumaria, a especialista aponta o perfume Angel, de Thierry Mugler. “Aquele formato de estrela foi desafiador para ser produzido”, justifica.

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A marca L’Occitane au Brésil busca, através do design do frasco, contar a história dos ingredientes de seus perfumes, ou a emoção que pretende transmitir. “O Cumaru, por exemplo, possui um frasco que remete à semente da árvore. Já o perfume Abraço é um gesto universal tipicamente brasileiro”, revela a gerentes de produtos da marca, Victoria Gallo.

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Ciente da importância do frasco na vida de um perfume, a Natura investe constantemente em pesquisa de embalagem. “Quando temos uma nova marca, ou quando uma marca já existente passa por um redesign de pack, buscamos o consumidor para ajudar na tomada da decisão. Não somente pedindo-lhes que nos aponte qual pack é mais atraente (entre as opções mostradas para aquele projeto) mas também tentando entender qual frasco seria mais capaz de transmitir a imagem desejada ao produto”, explica a perfumista da Natura, Veronica Kato.

Ela aponta o perfume masculino K, lançamento recente da marca, como um frasco sofisticado. “Existe um conjunto de embalagem com design gráfico moderno e clean, com um sistema único e original de abertura da tampa”, descreve Kato. 

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História

Qual o seu frasco favorito? Ao fazermos a pergunta à especialista Renata, ela preferiu não recorrer ao novo, e sim ao mais antigo, uma verdadeira joia rara da perfumaria. Trata-se de uma versão especial do perfume Miss Dior, feito em cristal Baccarat, na forma do obelisco de Paris, situado na Place de la Concorde. Só para se ter uma ideia, Ashcar de vangloria: “foram produzidos apenas cerca de 200 em todo o mundo, e um deles é meu!”, orgulha-se.

Miss Dior Cristal Baccarat
Miss Dior Cristal Baccarat

Para a especialista, a importância vai além do design ou da raridade, mas também da história que carrega. Na época, começo do século 20, a arte da vidraria era artesanal, feita à mão. “Marcas de cristais como Lalique e Baccarat eternizaram alguns frascos para linhas inteiras de perfumes como François Coty, por exemplo”, conta Ashcar. Com a evolução da indústria vidreira e automatização do processo, o desafio é ser cada vez mais criativo.

Graças à tecnologia, estão sendo criadas verdadeiras esculturas em forma de frasco de perfurme. Um dos mais recentes é o perfume Good Girl Glitter, de Carolina Herrera, em forma de salto agulha altíssimo, todo em azul cravejado de brilhos. Ou seja, uniu dois objetos de desejo: sapato alto e frasco de perfume. “Já ouvi várias pessoas comentando que comprariam apenas pelo frasco, mas o desempenho do perfume também é fantástico. Então, bingo! Clientes conquistadas”, testemunha Renata.

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Fonte:  http://www.folhape.com.br/diversao/diversao/diversao/2017/10/15/NWS,45139,71,552,DIVERSAO,2330-GRIFES-INVESTEM-MAIS-VIDRO-PERFUME-QUE-FRAGRANCIA.aspx

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