As embalagens em miniatura, apontadas por algumas agências de pesquisa de mercado como uma das tendências para 2018, ao lado de embalagens mais sustentáveis e ainda embalagens individuais, chegam ao consumidor brasileiro lentamente ainda, mas já despontam como um mercado – senão pelas amostras em hotéis, pelas embalagens mais democráticas de perfumes roll-on, ou spray de 10 ou 25 ml e produtos de higiene pessoal.

Estudo da ABRE/FGV apontou para algumas características do setor de embalagem que vão transformando o mercado e embalagem. Com menos renda, o consumidor, ainda em situação economicamente restrita, tende a buscar opções para economizar, buscando por embalagens econômicas, de maior custo-benefício por quantidade de produto, e diminuir ou optar pela quantidade de produtos em embalagens de pequenas proporções, para manter o padrão de consumo alcançado em períodos econômicos mais favoráveis.

A procura por embalagens econômicas e por embalagens em porções individuais, ou ainda embalagens mais inteligentes e econômicas, em que o produto pode ser totalmente extraído dela, as embalagens pouch – que a Natura inaugurou no mercado com a linha SOU, de produtos para o corpo – segundo a consultoria de mercado Euromonitor tiveram globalmente um aumento de 10% de crescimento, frente as categorias mais tradicionais como vidro, metal e plástico rígido.

“Fora do Brasil, as embalagens miniaturas são muito comuns e servem tanto para experimentação e amostragem, como para venda para os consumidores que buscam praticidade,“ diz Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens. Entretanto, ela destaca que no Brasil essa tendência ainda não é uma realidade no mercado. “Ainda há um longo percurso para termos embalagens práticas (menores) de boa qualidade e a custo competitivo.”

Segundo Assunta, as embalagens grandes respondem pelo maior volume de venda no Brasil, pois são efetivamente mais econômicas (o melhor preço por ml comprado). “O consumidor brasileiro não tem o hábito de comprar embalagens menores talvez pelo preço praticado. Muitas vezes, o preço das embalagens pequenas é quase o mesmo do volume intermediário. Elas são práticas por serem menores, porém, às vezes, a qualidade do frasco é inferior e chegam a trazer problemas para quem as carrega na bolsa.”

A qualidade depende da empresa fabricante de embalagens. A distribuidora de embalagens Embagel por exemplo, tem em seu portfólio um frasco roll-on 15 ml em rosca para produtos anti-idade para a região dos olhos, normalmente em embalagens menores, mas são fabricados em Polietileno de Alta Densidade. A Wheaton Brasil, empresa de embalagens de vidro, tem na linha Delicada seis modelos de pequenos e elegantes frascos para miniaturas,  de perfumes e outros produtos.

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Portiolli Gold, da Jequiti,  em versão 25ml

Algumas empresas brasileiras lançam mão das miniaturas para oferecerem kits em edições limitadas para ocasiões especiais, como o Natal ou Dia das Mães. Mas a grande maioria das empresas já estão incorporando-as ao portfólio, como a Jequiti, que apresenta vários lançamentos em miniatura em seu catálogo. A empresa lançou recentemente a miniatura do perfume masculino Portiolli Gold, na versão de 25 ml por R$ 19,90. Outras fragrâncias do portfólio de perfumaria masculina são Aire O2 e Altitude, ambas 25ml, por R$ 12,00. Segundo a empresa os fragrâncias em miniaturas dede 25 ml já apresentam vendas significativas de  perfumaria da empresa. O preço varia de fragrância para fragrância mas é um fator determinante de vendas, especialmente em um país em crise e que adora perfumes. Por exemplo, Eliana Cristal 25ml, tem preço de R$ 19,90 e o frasco de 25 ml da fragrância Adriane Galisteu sai por R$ 9,90.

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                                                                               Jequiti Jolie 25ml

A Natura atua no segmento de amenidades desde 2004, fornecendo produtos em miniatura para a rede hoteleira em todo o Brasil. As amenidades da Natura estão presentes em pequenos hotéis e pousadas boutique e grandes cadeias hoteleiras como Accor, Atlantica e BHG. A empresa também atua no seguimento de hotelaria hospitalar, como no Hospital Albert Einstein, e na aviação, com a oferta das amenidades nas salas VIP da Latam e da StarAlliance, no aeroporto internacional de Guarulhos. A nova linha de amenidades para o segmento hoteleiro da Natura, alinhada à oferta de produtos regulares da companhia, conta por exemplo com a linha para os cabelos Natura Plant Nutrição e Brilho, com a linha Tododia Algodão, cujos produtos –que já faziam parte do portfólio e–tiveram linguagem e formulações renovadas. A linha Ekos, que traz amenidades produzidas com ativos da biodiversidade brasileira.

cuidesebemboticario                                                          Cuide-se Bem Mini Capinhas, de O Boticário
O Boticário já ofereceu miniaturas em perfumaria para várias fragrâncias de suas linhas de produtos e lançou recentemente uma linha prática de carregar e inovadora: a linha Cuide-se Bem Mini Capinhas, com creme de mãos hidrante e álcool gel antisséptico, ambos em embalagem plástica de 30g, com uma capa para acondicioná-los que pode ser pendurada no chaveiro, no carro ou na bolsa. A linha está disponível nas temáticas Nuvem, Rosa & Algodão, Leite & Mel e Caramelito com acabamento em glitter. Custam $ 15,90.

Outra marca do Grupo Boticário, quem disse berenice? tem o mini sabonete demaquilante de 30ml para levar em viagens, colecionar ou presentear. É um produto 2 em 1: tira maquiagem no banho e ajuda a controlar a oleosidade. (R$ 21,90).

Em perfumaria a marca mantém duas fragrâncias em embalagens de 10 ml Rollon: Egeu Dolce feminino (R$29,90) e Lily (R$ 52,90).
Amostras

As amostras também fazem parte de uma experimentação e têm se mostrado um mercado pulsante, ativo, que vive de inovação. Segundo Estudos da Mintel de 2016, 30% dos consumidores que entram em uma loja desejam testar algum tipo de novidade.
No Brasil as embalagens individuais são mais utilizadas em feiras como amostragem. No mundo todo elas já tem seu mercado, ligado ao poder de compra e à experimentação.

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                                              Amostragem de sombras para os olhos da Arcade Beauty
“A tecnologia de amostragem ajuda a acelerar a venda dos produtos, seja influenciando o consumidor na decisão de compra através da experimentação e criando assim maior aproximação com o consumidor, seja pulverizando a comunicação de determinado item,” diz Marta Pongidor, gerente de marketing da Arcade Beauty para a América Latina. Empresa global especializada em soluções de amostragem multi-sensoriais e interativas embalagens especializadas, sachets e mini doses a Arcade gera vendas anuais na casa dos US$ 450 milhões.

Em lançamento de produtos as amostras geram experimentação e atraem pelo formato de apresentação, sempre inovador.
Os produtos mais vendidos da Arcade são os Sachets de diversos formatos para as mais variadas utilizações e o DiscCover, uma etiqueta perfumada com sistema de “abre e fecha”, que integra- se ao layout de catálogos e folhetos e oferece uma experiência olfativa ao cliente. O consumidor interage com esta tecnologia, para sentir o perfume das fragrâncias.

Algumas das soluções em amostragem da empresa oferecem inclusive experiência sensorial ao consumidor. São etiquetas adesivas termo-seladas que trazem o produto original, possibilitando ao cliente aplicá-lo diretamente na pele e assim conhecer sua cor, cobertura, textura e sensorial, seja de uma fragrância, de itens de maquiagem como batom, base e pós ou mesmo de cremes. Essa tecnologia é empregada especialmente por grandes empresas em campanhas de marketing.

As amostras são parte importante na experimentação de produtos e acabam despertando interesse real. Especialmente quanto o formato é criativo e inovador.

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                                                                  Adhespack amostragem de sombras
O grupo brasileiro Adhespack Group, tem atuado no mercado de marketing interativo destacando-se pela sua tecnologia digital alinhadas às novas tendências do mercado mundial, como a solução Adhespack Self Sampling ®,que proporciona interatividade na amostragem de fragrâncias e maquiagens através de sistema automatizado, em que a um toque uma etiqueta com a amostra do produto é liberada evitando o desperdício de produtos com a violação de embalagens e lacres.

A aceitação pelo mercado aparece no crescimento do faturamento médio da empresa, de cerca de 20%a.a nos últimos 5 anos, além de um forte aumento das exportações na América Latina e Europa – 20% do faturamento anual da empresa.

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                                   Adhespack Self Sampling® tecnologia interativa para perfumaria e maquiagem
Nas caixas do clube de assinaturas Glambox, que inclui produtos da indústria de cosméticos e beleza, elas são bem vindas, mas dosadas e acompanhadas de embalagens full- size: “Temos que ter cuidado para não comprometer a percepção de valor da caixa pela assinante nem a sua experiência, “ destacou Paula Sampaio, VP do Glambox em recente entrevista ao cosméticos br.

Sustentabilidade

A sustentabilidade em embalagens já é uma prática de longa data no Brasil, um dos países que mais reciclam embalagens. No país a tendência se consolida ano a ano desde do início da década. No setor de cosméticos várias marcas oferecem desenvolvimentos sustentáveis. Mas a diretora do Instituto de Embalagens aponta para a comercialização deste termo.

“A sustentabilidade em embalagens tem sido usada como mote. Infelizmente, há empresas que deturpam o significado.
Sustentável é o que tem menor impacto ambiental? O Brasil dispõe de poucos laudos de Análise de Ciclo de Vida (ACV) que realmente poderiam atestar isso. Podemos considerar algumas opções que são melhores para o meio ambiente, como por exemplo, as embalagens produzidas a partir de fonte renovável, de material reciclado pós-consumo, com menos material, monomaterial. Além do aspecto ambiental, temos que analisar a questão econômica e social,” aponta Assunta Napolitano.
Um exemplo emblemático de embalagem sustentável foi o desenvolvimento em 2013 da embalagem pouch de plástico reciclável com tampa da linha Sou, da Natura, para produtos de higiene pessoal, que utiliza 70% menos plástico e propicia 60% menos emissões de CO2 que a média das embalagens convencionais do mercado.

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Hoje várias empresas apostam em embalagens PET . A Natura chegou a apostar em frascos PET para perfumaria mas voltou em pouco tempo para vidros e buscou no vidro reciclado pós-consumo uma solução mais adequada.

Outros exemplos em embalagens inteligentes vão surgindo e a Aptar desenvolveu a embalagem squeezable Proteo, em um formato inteligente que permite o seu uso até o fim do produto. É fácil de abrir e fechar, portátil e limpa. Outra vantagem desse tipo de embalagem é que ela é mais acessível aos consumidores. É ecológica, utiliza menos plástico e permite o transporte de mais produtos em uma mesma caixa de papelão.

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Proteo, squeezable da Aptar

Fonte:https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/03/19/embalagens-miniatura-monodoses-e-sustentabilidade-sao-apontadas-como-tendencias-para-o-ano/

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