O órgão comercial brasileiro tem trabalhado para promover a indústria de beleza do país em todo o mundo e em toda a região da LATAM, com o importante mercado colombiano provando ser um foco principal.

A organização hospedou um pavilhão no evento Belleza Y Salud, realizado em Bogotá em setembro, durante o qual estavam presentes 32 marcas brasileiras de beleza, chegando ou já existentes.

Na ocasião, foi entrevistada Johanna Guevara Mendez, analista comercial da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, e que também desempenha um papel ativo na Apex. O objetivo da entrevista foi saber mais sobre as ambições da organização.

A Colômbia é um mercado central

“Neste momento, a Colômbia é fundamental para atingir o mercado colombiano, e é por isso que estamos concentrando muito do nosso esforço no aumento do comércio nesta região”, afirmou Mendez.

“Igualmente, também estamos tentando impulsionar outros mercados globais importantes, como Portugal, Itália e Emirados Árabes Unidos”.

A Apex tem como objetivo promover a indústria de beleza brasileira nos principais mercados andinos, especialmente Bolívia, Peru e Equador e a Colômbia também é a porta para esses mercados, Mendez continuou.

O Brasil é sinônimo de Hair Care

A Apex está visando todas as categorias da indústria da beleza, algo que foi refletido pela diversidade das marcas brasileiras que estavam exibindo no evento Belleza Y Salud.

As empresas brasileiras que exibiram no evento no pavilhão da Apex incluíram nomes como Nutriex, Sebrae, Blocskin, Toollon, Di Fiorenna e FIT Cosmetics – empresas que são caracterizadas como médias e todas prontas para o mercado com os requisitos relevantes de certificação e regulamentação.

“O Brasil é conhecido por produtos de Hair Care, e sempre tivemos uma grande força em outras categorias, como Skin Care, mas é na categoria de cabelos onde o reconhecimento das marcas brasileiras realmente acontece”, disse Mendez.

Grandes marcas brasileiras de beleza abrem caminho

O que realmente reforçou o mercado brasileiro de beleza nos últimos anos foram as grandes marcas, como a Natura e O Boticario, ambas bem sucedidas no mercado interno e no mercado internacional.

A Apex já serviu para promover essas marcas internacionalmente, mas, como Mendez explicou, eles chegaram a um ponto em que não precisam mais desse tipo de representação.

“Empresas como Natura e O Boticario são marcas de casa no Brasil e agora são cada vez mais reconhecidas no exterior. Isso expôs consumidores de todo o mundo a produtos brasileiros de cabelo e pele, preparando o caminho para uma nova geração de marcas brasileiras, que seguem o exemplo”, disse Mendez.

A economia brasileira necessita de um empurrão internacional

A crise econômica atingiu a economia brasileira fortemente em 2015 e 2016 e, embora uma recuperação modesta esteja acontecendo agora em etapas, a necessidade do setor de beleza brasileiro se expandir para mercados internacionais como a Colômbia é agora ainda maior.

“As circunstâncias econômicas no Brasil tornam os serviços da Apex mais importantes para essas empresas de beleza”, disse Mendez.

“Pelo fato das condições econômicas não serem ideais no Brasil, é muito mais desafiador para as empresas introduzirem novos produtos no mercado. Este é exatamente o nosso trabalho, ajudar essas marcas a se promoverem internacionalmente em um esforço para ajudá-las a superar as condições mais desafiadoras em casa”. 

Fonte: https://www.cosmeticinnovation.com.br/apex-brasil-se-conecta-ao-mercado-colombiano/#.Wjexae_rUW8.facebook

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