A Arábia Saudita é o novo foco para o setor de beleza brasileiro. O país do Golfo entrou como um dos mercados-alvo na renovação do convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) para as ações do Projeto Beautycare Brazil, que promove as vendas externas do ramo.

FILE - In this March 29, 2010 file photo, Saudi women visit the Saudi Travel and Tourism Investment Market (STTIM) fair in Riyadh, Saudi Arabia. Saudi King Abdullah has given the kingdom's women the right to vote for first time in nationwide local elections, due in 2015. The king said in an annual speech on Sunday, Sept. 25, 2011 before his advisory assembly, or Shura Council, that Saudi women will be able to run and cast ballots in the 2015 municipal elections. (AP Photo/Hassan Ammar, File)
FILE – In this March 29, 2010 file photo, Saudi women visit the Saudi Travel and Tourism Investment Market (STTIM) fair in Riyadh, Saudi Arabia. Saudi King Abdullah has given the kingdom’s women the right to vote for first time in nationwide local elections, due in 2015. The king said in an annual speech on Sunday, Sept. 25, 2011 before his advisory assembly, or Shura Council, that Saudi women will be able to run and cast ballots in the 2015 municipal elections. (AP Photo/Hassan Ammar, File)

“Nós atendemos não só as indústrias de produtos acabados, mas também a cadeia produtiva, que inclui ingredientes, embalagens, serviços de laboratórios, acessórios e equipamentos de beleza. Considerando estas verticais, o mercado saudita é mais interessante para a indústria de ingredientes”, explica Gueisa Silvério, gerente do Beautycare Brazil.

Nos últimos anos, os Emirados Árabes Unidos vinham sendo o mercado-alvo do projeto na região do Golfo, mas um estudo feito em parceria entre a Apex-Brasil e a Abihpec mostrou que a Arábia Saudita apresentava um potencial considerável de crescimento para a indústria de insumos de beleza.

No ano passado, por exemplo, o Brasil exportou o equivalente a US$ 1,2 milhão em itens de belezapara a Arábia Saudita, dos quais apenas 4% foram de ingredientes para a fabricação de produtos acabados. “Por isso que dá para crescer”, avalia Silvério.

Para atingir o mercado saudita, no entanto, a estratégia do setor continuará sendo a participação na feira Beautyworld Middle East, que ocorre anualmente em Dubai, nos Emirados, no mês de maio.
“Todos os expositores da feira Beautyworld Middle East são alvo para a indústria de ingredientes porque eles são fabricantes”, destaca Silvério. “A Beautyworld pode nos fazer ampliar as exportações de ingredientes para aquela região”, aponta.

Em maio deste ano, o Beautycare Brazil teve 42 empresas participando da feira em Dubai. Como resultado foram fechados US$ 6,1 milhões em negócios durante a feira e os expositores saíram com uma expectativa de novos negócios de US$ 20,1 milhões para os próximos 12 meses.

Para o próximo ano, Silvério conta que já está formada uma parceria entre a Abihpec, o escritório da Apex-Brasil em Dubai, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a embaixada do Brasil em Abu Dhabi “para ampliar a visibilidade e a promoção da imagem das empresas brasileiras” durate a Beautyworld. As ações que serão realizadas na próxima edição da feira começarão a ser definidas no final deste ano.

Além da Arábia Saudita, o convênio para a promoção dos produtos do segmento de beleza inclui ainda como mercados-alvo os Estados Unidos, México, Argentina, Peru, África do Sul, Alemanha, Reino Unido, França, Turquia, Índia e Coreia do Sul. O convênio entre as entidades tem duração de dois anos.

Fonte:http://panoramafarmaceutico.com.br/2017/07/20/arabia-saudita-e-foco-do-mercado-de-beleza-do-brasil/

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