A alfarroba é um fruto que substitui o cacau e vem conquistando os consumidores, que por algum motivo deixaram de consumir chocolate.
Nesse segmento, a Carob House vem crescendo, em média, 30% ao ano. “A CarobHouse fabrica produtos à base de alfarroba e tem ainda um mercado imenso para desbravar, pois surfamos tranquilamente em todas as gôndolas: gourmet, sem lactose, sem glúten, diabéticos, naturais, importados, na seção de vinhos, doces finos e checkout. Qualquer lugar que você colocar, ele se adapta, ele vai encontrar público. Isso faz a empresa se diferenciar no mercado”, conta Eloísa Helena Orlandi, Diretora Executiva da Carob House, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News.
Boa Colheita
Além da versatilidade, outro fator que fortalece ainda mais a expansão dos produtos de alfarroba é a tendência de escassez de cacau no mercado mundial e a relação custo-benefício da fruta comparada ao cacau, segundo Eloísa. “Aumentou a demanda e a indústria não está conseguindo atender. Além disso, a fruta ainda é muito barata em comparação ao cacau e é muito pouco explorada no mundo. Por isso nossos produtos têm um conceito Premium, mas que não têm problemas com o preço, já que nosso público não questiona isso. Ele sabe que o produto é diferenciado”, diz. Os produtos da Carob House, presentes em todo o Brasil, têm sua distribuição dividida da seguinte forma: 40% no canal verde (lojas especializadas) e o restante por igual em supermercados, restaurantes e lojas de conveniência.
Dificuldades do Mercado
É de conhecimento geral os problemas econômicos e sociais que cercam o mercado de alimentos saudáveis no Brasil, embora seja um dos maiores do mundo, mas a Carob House tem outros desafios para alavancar de vez a categoria. “Ainda há quebra de paradigmas em relação ao chocolate convencional. Queremos fazer com que as pessoas olhem para o portfólio da Carob House e vejam produtos que ela possa comer, inclusive se ela tiver restrição alimentar. É um produto inclusivo”, explica Eloísa. Para isso, a empresa já está iniciando um trabalho de degustação no PDV aliado a promoções. Entretanto, a pirataria, prejudica a percepção do produto. “Embora tenhamos a patente de todas as fórmulas que usamos como alternativo do chocolate convencional, ainda nos deparamos com empresas antiéticas que copiam nossa massa de alfarroba”, finaliza.
Fonte: http://www.gironews.com/informacoes-de-fornecedores/bons-frutos-45595/
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