A indústria brasileira, independente de setor, encontrará desafios relacionados a produtos mais inovadores e comunicação atrativa. Em 2018, espera-se ver transparência e rastreabilidade disponível para todos, independentemente da renda. O mercado de alimentos e bebidas, por sua vez, tem outras batalhas a enfrentar. Do medo de certos ingredientes às surpresas políticas, o autocuidado tornou-se uma prioridade para muitos e isso inclui a escolha de alimentos e bebidas que atenderão necessidades nutricionais, físicas e emocionais, segundo dados da Mintel. Oportunidades também serão abundantes para texturas naturais, sedutoras e inesperadas, que podem incluir de bebidas para mascar a biscoitos com doce que “estoura” na boca.
Ao mesmo tempo, a rápida expansão da variedade de canais de varejo de alimentos e bebidas estimulará a oportunidade de recomendações, promoções e inovações de produtos que sejam personalizadas com base no comportamento individual do consumidor. Ultimamente, as empresas voltadas para o futuro estão desenvolvendo soluções para substituir fazendas e fábricas tradicionais por ingredientes e produtos acabados cientificamente concebidos.
Em 2018, a Mintel prevê oportunidades para fabricantes e varejistas que ajudarão os consumidores a recuperar a confiança em alimentos e bebidas e a aliviar o estresse por meio de dietas balanceadas e também por experiências memoráveis do que comem ou bebem. Há também um novo grande capítulo a despontar pelo qual a tecnologia irá ajudar as marcas e varejistas a desenvolverem conexões mais personalizadas com compradores, enquanto empresas modernas estão usando projetos científicos para criar uma nova e emocionante geração de alimentos e bebidas sustentáveis.
1 – Transparência Total
Na nossa nova realidade de pós-verdades, os consumidores exigem transparência total das empresas de alimentos e bebidas. A desconfiança generalizada exerce pressão sobre os fabricantes para que ofereçam informações detalhadas e honestas sobre como, onde e quando alimentos e bebidas são cultivados, colhidos, feitos e vendidos. A necessidade de garantir a segurança e a confiabilidade de alimentos e bebidas levou ao aumento do uso de posicionamentos naturais, éticos e ambientais em uma escala global. Além de detalhes mais específicos, a próxima onda de rótulos limpos desafiará fabricantes e varejistas a democratizar a transparência e a rastreabilidade para que os produtos sejam acessíveis a todos os consumidores, independentemente da renda familiar.
2 – Práticas de Autorrealização
À medida que mais consumidores acham que a vida moderna seja agitada e estressante, dietas flexíveis e balanceadas se tornarão elementos fundamentais das rotinas de autocuidado. O ritmo frenético da vida moderna, conectividade constante, desconfiança generalizada e atitude controversa na política e nos meios de comunicação fizeram com que muitos consumidores buscassem maneiras de escapar da negatividade em suas vidas. Muitas pessoas que se sentem sobrecarregadas concentram-se no “autocuidado”, priorizando o tempo e os esforços dedicados a si mesmas. Para o futuro, definições individuais de autocuidado e equilíbrio reforçarão que uma grande variedade de formatos, formulações e porções de alimentos e bebidas sejam produzidos. E esses produtos devem oferecer soluções positivas e tratamentos que possam ser incorporados em definições customizadas e flexíveis de saúde e bem-estar. Para os próximos anos, mais consumidores estarão à procura de ingredientes, produtos e combinações de alimentos e bebidas que proporcionem benefícios nutricionais, físicos ou emocionais promovendo suas prioridades para o autocuidado.
3- Novas sensações
A textura é a ferramenta mais recente para envolver sentidos e oferecer experiências dignas de serem compartilhadas. Em 2018, o som, a sensação e a satisfação fornecidos pela textura se tornarão mais importantes para empresas e consumidores de alimentos e bebidas. A textura é a próxima característica da formulação que pode receber investimento para proporcionar aos consumidores experiências interativas e que possam ser documentadas. A busca de experiências proporcionará oportunidades para alimentos e bebidas multissensoriais que usem textura diferenciada, oferecendo aos consumidores – especialmente aos adolescentes e jovens adultos da iGeneration – conexões tangíveis ao mundo real, assim como momentos para compartilhar pessoalmente ou on-line.
4- Tratamento preferencial
Uma nova era de personalização está começando devido à expansão das compras de alimentos on-line e via dispositivos móveis. Como a tecnologia nos ajuda a fazer compras de uma forma mais fácil, surge uma nova onda de promoções e produtos específicos. Motivados pelo potencial de economizar tempo e dinheiro, os consumidores experimentam uma variedade de canais e tecnologias ao adquirirem alimentos e bebidas, como entrega em domicílio, serviços de assinatura e reposição automática. As empresas e varejistas podem aproveitar a tecnologia estabelecendo novos níveis de eficiência, como recomendações personalizadas, combinações que cruzam diferentes categorias e soluções criativas que economizem o tempo, esforço e energia do consumidor. Existem oportunidades para as empresas atraírem os consumidores através da criação de produtos, sugerindo combinações de itens e outras opções em diferentes categorias de consumo que tornam as compras mais eficientes e acessíveis para os clientes.
5- Feira de ciências
A tecnologia está sendo usada para criar soluções para o nosso fornecimento global limitado de alimentos. Uma revolução tecnológica está a influenciar a fabricação de produtos. Algumas empresas visionárias estão desenvolvendo soluções que podem substituir fazendas e fábricas tradicionais pela produção científica de ingredientes e produtos acabados. Em 2018, a tecnologia irá começar a desfazer a cadeia tradicional de alimentos, já que produtores inovadores visam substituir fazendas e fábricas por laboratórios. Enquanto alimentos e bebidas sintéticos e de laboratório começam a surgir, a tecnologia poderia eventualmente ser usada para projetar alimentos e bebidas inerentemente. Assim, cresceria o consumo por alimentos e bebidas criados cientificamente, indo além dos compradores preocupados com o meio ambiente, mas alcançando também aqueles focados na consistência, eficácia e pureza dos ingredientes.
Deixe um comentário