Com suas múltiplas inovações em design ecológico, a edição de 2019 da feira Luxe Pack Monaco terminou com um resultado muito verde. Obviamente, os fornecedores de embalagens do setor de luxo fazem o possível para desenvolver uma oferta alternativa muito mais concreta e abrangente. E os perfumes não são exceção a essa tendência global, pois as embalagens estão ficando mais ecológicas sob todos os pontos de vista.
Vidro reciclado e bombas desaparafusáveis
Atualmente, a maioria dos fornecedores usa vidro reciclado e a porcentagem de vidro reciclado em um frasco varia significativamente de acordo com os diferentes métodos de cálculo utilizados.
As linhas padrão baseadas em vidro leve estão ficando mais populares. Como resultado, Ecoline, de Bormioli Luigi, e Epure, de Pochet, foram finalizadas com novos tamanhos para se adaptar à demanda do mercado. O modelo Verdi da Coverpla foi realmente baseado nos frascos leves Ecoline para fornecer uma resposta ecodesign às expectativas das marcas de nicho.
Para atender à demanda de reutilização de embalagens e melhor reciclabilidade, as bombas separáveis e as roscas dos parafusos estão voltando com mais força, como pode ser visto com a nova linha CARA da Verescence. Estes frascos retangulares ou redondos estão disponíveis nos tamanhos de 50 e 100 ml.
Por fim, para apoiar as empresas com esses esforços, a Aptar agora oferece uma versão desaparafusável da bomba La Petite. E este ano, a Silgan Dispensing System lançará a versão parafusável da bomba de parafuso Melodie Pirouette lançada em 2017.
Tampas com design ecológico
Obviamente, a preocupação ambiental não se limita ao uso de vidro. Os bonés também estão ficando mais ecológicos, principalmente na Quadpack, com uma coleção feita de sobras de cortiça . A vantagem adicional dessas tampas é que elas não exigem nenhuma inserção plástica dentro. Eles são colocados diretamente na ponta da bomba de garrafa.
Quanto ao Texen, eles escolheram uma borla removível para Le Beau et La Belle de Jean-Paul Gaultier. Localizada entre o botão e o anel, garante resistência à violação e bloqueia a abertura para evitar o uso de qualquer tampa, no caso dos perfumes Jean-Paul Gaultier.
Albéa trabalhou em colaboração com a ERPRO Factory, líder no segmento de fabricação de aditivos seriais, para mostrar pela primeira vez vários modelos de tampas impressas em 3D . Além da criatividade e customização oferecidas por essa tecnologia, a matéria-prima utilizada é de origem biológica: é derivada do óleo de mamona.
Por fim, a especialista em Surlyn Dow apresentou a primeira linha de tampas à base de Surlyn reciclado . Desenvolvidos em parceria com a Premi, esses bonés são fabricados com Surlyn de 40%, derivado da fabricação de sucatas pós-industriais. As sobras são coletadas, trituradas e integradas a um novo processo de produção.
Decorações de nova geração
A Bormioli Luigi lançou novos modelos de lacagem e acabamento com efeitos materiais ou coloridos, em especial para garrafas com vidro reciclado e ocultar falhas de cor e transparência inerentes à qualidade do material.
E, para uma proposta ecológica ainda mais abrangente, a Stoelzle Masnières destacou o Quali Glass Coat, uma técnica de envernizamento ecológica que reduz as emissões de CO2 em 77%, em comparação com a marca de hidromassagem padrão.
A manga é mais uma alternativa em expansão para efeitos decorativos sofisticados e até metalizados. Colocada diretamente na garrafa, sem adesivo, a manga pode ser facilmente separada para reciclagem. Como resultado, a garrafa pode ficar opaca, embora ainda seja reciclável, ao contrário de uma garrafa colorida.
G. Pivaudran, especialista em componentes de alumínio para perfumes e cosméticos, está pensando em usar alumínio reciclado , que é mais ecológico e mais barato.
Mesmo o Zamak, uma liga amplamente usada em perfumes, pode ter seu impacto reduzido. A Metapack acaba de realizar um estudo que valida a possibilidade de reciclar esta liga de zinco, alumínio, magnésio e cobre repetidamente.
As inovações técnicas da Wheaton são menos ecológicas, mas igualmente interessantes em termos de personalização. O fabricante de vidro brasileiro apresentou o Photochromatic Spray , um novo revestimento que reage à luz UV e permite escrever em garrafas com um lápis de luz adequado.
A Wheaton também desenvolveu a Tela Perfumada , serigrafia envolvendo tinta perfumada para transformar a embalagem em uma transportadora de comunicação olfativa. Por que não se livrar de testadores e amostras, pois a garrafa permite descobrir o produto?
Amostras astuciosas e divertidas
No que diz respeito às amostras, a Arcade Beauty tem trabalhado em diferentes opções: materiais clareados , sacos de material único sem alumínio, revestimento termoformado com 50% de PCR…
Dois novos produtos divertidos também devem ser mencionados: amostras em pó de formato compacto com uma peneira para descobrir uma fragrância embebida em bolas perfumadas e tatuagens efêmeras feitas com tinta perfumada desenvolvida por Amkiri. Os usuários aplicam a tinta perfumada em um estêncil para destilar a fragrância na pele por 24 horas.
Por último, mas não menos importante, no mercado de amostras, a ID Scent apresentou o novo gesto 100% reciclável Scent Touch, feito exclusivamente de papel. O Scent Touch usa o gesto perfumado de uma garrafa com uma haste embebida usando a tecnologia ID Scent e inserida em uma caixa de papelão. O toque é aplicado diretamente na pele para descobrir as principais notas de fragrância. Este modelo é adaptado ao varejo, anúncios de imprensa e e-sampling.
Novos gestos
Para mudar os sprays, Texen criou um aplicador em forma de lápis para Angel, Alien e Aura da Mugler. Com sua capacidade de 8 ml, oferece uma aplicação on-the-go em apenas um clique para fornecer a dose certa na área a ser perfumada.
O desbobinador de pulseira perfumado desenvolvido por Metapack e Neyret para Dyptique é extremamente original, pois desata uma corda com um fecho removível para ser usado como uma pulseira e que pode difundir uma trilha perfumada por uma semana. Os usuários podem repetir a operação. Um desbobinador pode criar cerca de trinta pulseiras.
A Metapack também desenvolveu varas de concreto recarregáveis feitas de Zamak para uma solução renovável on-the-go para perfumes sólidos.
Uma inovação em design
Para sua primeira linha de perfumes, Julien Dossena, diretor artístico de Paco Rabanne, quebra os códigos substituindo a garrafa de vidro tradicional por uma bolsa flexível à base de material sintético metalizado desenvolvido pela TNT Manufacturing e Promolib. Segundo o fabricante, todos os componentes da embalagem podem ser reciclados.
Este ano, a mostra Luxe Pack confirmou o compromisso dos fornecedores com alternativas abrangentes e ecológicas. Agora cabe às marcas de luxo adotar essas idéias e soluções!
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/perfume-packaging-keeps-getting,15817
Deixe um comentário