Os consumidores podem ser confundidos ao ingerir acidentalmente um produto potencialmente mortal.
A US Food and Drug Administration está alertando os consumidores sobre desinfetantes para as mãos à base de álcool que estão sendo embalados em recipientes que podem aparecer como alimentos ou bebidas e podem colocar os consumidores em risco de ferimentos graves ou morte se ingeridos.
A agência descobriu que alguns desinfetantes para as mãos estão sendo embalados em latas de cerveja, bolsas de comida para crianças, garrafas de água, garrafas de suco e garrafas de vodka. Além disso, o FDA encontrou desinfetantes para as mãos que contêm sabores alimentares, como chocolate ou framboesa.
“Estou cada vez mais preocupado com o fato de os desinfetantes para as mãos serem embalados para parecerem produtos de consumo, como alimentos para bebês ou bebidas. Esses produtos podem confundir os consumidores, levando-os a ingerir acidentalmente um produto potencialmente mortal. É perigoso adicionar aromas com sabores alimentares a desinfetantes para as mãos que as crianças podem pensar que cheiram a comida, comer e obter intoxicação por álcool ”, disse o comissário da FDA Stephen M. Hahn, MD. embalagens de bebidas em um esforço para mitigar qualquer uso inadvertido potencial pelos consumidores. O FDA continua monitorando esses produtos e tomaremos as medidas adequadas conforme necessário para proteger a saúde dos americanos ”.
Em um exemplo recente de confusão do consumidor, o FDA recebeu um relatório de que um consumidor comprou uma garrafa que pensava ser água potável, mas na verdade era um desinfetante para as mãos. A agência também recebeu um relatório de um varejista sobre um desinfetante para as mãos comercializado com desenhos animados para crianças que estava em uma bolsa que lembrava um lanche. Beber apenas uma pequena quantidade de desinfetante para as mãos é potencialmente letal para uma criança pequena, que pode ser atraída por um cheiro agradável ou por um frasco de desinfetante de cores vivas.
Desinfetante para as mãos pode ser tóxico quando ingerido. O FDA continua a observar um número crescente de eventos adversos com a ingestão de desinfetantes para as mãos, incluindo efeitos cardíacos, efeitos no sistema nervoso central, hospitalizações e morte, relatados principalmente aos centros de controle de intoxicações e departamentos estaduais de saúde.
O que fazer se você encontrar um desses produtos
O FDA incentiva os profissionais de saúde, consumidores e pacientes a relatar eventos adversos ou problemas de qualidade experimentados com o uso de desinfetantes para as mãos para o programa de relatórios de eventos adversos MedWatch da FDA .
A FDA também está incentivando fortemente os varejistas a remover esses produtos das prateleiras das lojas e dos mercados online. Uma lista de desinfetantes para as mãos que a FDA recomenda aos consumidores que não usem, junto com uma descrição para os consumidores sobre como usar a lista, foi publicada no site da agência, que está sendo atualizado regularmente.
Deixe um comentário