Especialistas do varejo acreditam que seis tendências do mercado farmacêutico deverão mover o setor em 2025. Será um ano em que os gestores conviverão com transformações expressivas graças a novos avanços tecnológicos, mudanças de expectativas dos consumidores e à evolução dos serviços de assistência médica. A jornada digital e os dados como fontes de receita exigirão atenção redobrada dos gestores, independentemente do porte das farmácias.

  • Automação e robótica integradas – O varejo farmacêutico está se voltando cada vez mais para a automação e a robótica para agilizar as operações e melhorar a precisão no gerenciamento do estoque. “A robotização ajuda o gestor a repor os itens faltantes de maneira mais prática e controla a dispensação do produto ao priorizar o que tem o menor de prazo de validade”, explica Marcos Vinícius Consoli, vice-presidente de Serviços da Procfit.
  • Jornada digital do paciente – A tecnologia permitirá menos fricção na jornada de saúde do paciente, incluindo compra e serviços feitos na farmácia. Com isso, pacientes com sintomas poderão se comunicar com sistemas de inteligência artificial, médicos, farmacêuticos e outros profissionais sem precisar ir à farmácia ou a um centro de saúde. A receita médica se converterá em prescrição eletrônica, disponível na nuvem.
  • Hubs de saúde – As farmácias devem se transformar em hubs de serviços de saúde, com clínicas, serviços farmacêuticos, exames laboratoriais, oftalmológicos e outros. O farmacêutico deverá se firmar como protagonista dessa transformação, dedicando mais tempo a funções mais críticas e dividindo espaço com outros profissionais como nutricionistas, enfermeiros e médicos.
  • Telessaúde e farmácia remota – A Covid 19 acelerou a adoção de serviços de telessaúde, tendência que vai se consolidar com a elevação significativa dos serviços de farmácia remota. Pacientes poderão consultar farmacêuticos virtualmente, receber aconselhamento sobre medicamentos e até receber receitas em domicílio. Essa abordagem vai melhorar o acesso aos serviços de farmácias, sobretudo para quem vive em áreas carentes.

Tendências do mercado farmacêutico giram em torno dos dados

  • Análise de dados – Uma das tendências do mercado farmacêutico mais mandatórias para acompanhar em 2025, a crescente disponibilidade de dados de saúde com a adoção de ferramentas avançadas de análise impulsionará o papel preventivo das farmácias. Os dados clínicos de um paciente se tornarão altamente centralizados, padronizados e compartilháveis. “E o senso de comunidade do canal farma tende a ser um ativo essencial para prever a demanda de medicamentos e identificar potenciais problemas de adesão ao tratamento”, acredita Rita Ragazzi, consultora especializada no mercado de health care.
  • Farmacogenômica e medicina especializada – Os avanços da farmacogenômica – estudo de como a composição genética influencia a resposta de pacientes a medicamentos – estão abrindo caminho para a medicina especializada. As farmácias poderão oferecer testes do gênero para ajudar na prescrição de medicamentos mais eficazes e seguros para cada paciente, com base em seu perfil genético “A diversidade da população torna o Brasil um campo promissor para esses estudos do gênero”, avalia Vágner Simões, country managerda Illumina, companhia californiana que atua no segmento de decodificação de informação genética.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/tendencias-do-mercado-farmaceutico/

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