A indústria de cosméticos francesa quebrou um novo recorde em 2019. Com um aumento de mais de 9% em relação a 2018, as exportações francesas de produtos de higiene pessoal atingiram 15,7 bilhões de euros em 2019, ultrapassando pela primeira vez a marca de 15 bilhões de euros. Como o mercado doméstico continua se contraindo (-1,2% em 2019), as exportações continuam sendo mais do que nunca a força motriz da expansão da indústria de cosméticos francesa. A Europa continua sendo o principal mercado de produtos cosméticos franceses, à frente dos Estados Unidos. Também foi observado um boom espetacular de exportações para a China, com um aumento de 48% em um ano.
As exportações francesas de produtos cosméticos continuaram crescendo em 2019, com um aumento de mais de 9%, segundo dados divulgados pela alfândega francesa em 7 de fevereiro. Por mais de 10 anos, as exportações impulsionaram o crescimento da indústria francesa de perfumes e cosméticos e atingiu 15,7 bilhões de euros em 2019.

Sucesso global
A indústria de cosméticos continua sendo um dos principais pilares do comércio exterior francês, o segundo setor com melhor desempenho depois da aeronáutica. Além disso, os cosméticos franceses também atraem turistas: dos 5 produtos cosméticos vendidos na França, 1 produto é comprado por um visitante estrangeiro. No total, mais de 50% da produção francesa é exportada.
 
As exportações impulsionaram o crescimento da indústria francesa de perfumes e cosméticos e alcançaram 15,7 bilhões de euros em 2019

A Europa continua sendo o destino número um das exportações francesas de cosméticos, seguida pelos Estados Unidos e Ásia. Este último está crescendo em importância, com as exportações para a China disparando (+ 48% em 2019 em comparação a 2018). A China, que foi o 7º mercado em 2018 para cosméticos franceses, agora ocupa o 4º lugar. As exportações para a Coréia do Sul (+ 26%) e Cingapura (+ 16%) também aumentaram bastante. Hoje, um em cada cinco produtos cosméticos franceses é vendido na Ásia.
Após um aumento médio de 10% ao ano desde 2013, as exportações de cosméticos permitiram à França manter sua posição como líder mundial, com uma participação de mercado estimada em 23%.

Cuidados com a pele, perfumes e batons
O cuidado com a pele é a principal categoria de produtos entre as exportações francesas de cosméticos, representa mais de 7,3 bilhões de euros, um aumento de mais de 46% nos últimos cinco anos.
Perfumes e águas de toalete também apresentam um desempenho extremamente bom, com vendas no exterior atingindo mais de 4,8 bilhões de euros, um aumento de 23% nos últimos cinco anos.
Embora a categoria de maquiagem chegue à terceira posição, as exportações de produtos coloridos para os lábios aumentaram quase 80% nos últimos cinco anos, atingindo mais de 730 milhões de euros em 2019. Portanto, não é de surpreender que a Hermès tenha escolhido essa categoria por sua primeira incursão no setor de maquiagem.
Segundo a FEBEA, a organização comercial que reúne as fabricantes francesas de cosméticos, esse sucesso se baseia em posições sólidas em “todos os níveis da cadeia de valor”. Por exemplo, a P&D da indústria de cosméticos é a mais eficiente na França, com 3,6 patentes registradas por milhão de euros gastos.
“Esse sucesso também se baseia no dinamismo empresarial do setor”, acrescentou Patrick O’Quin, presidente da FEBEA. “A cada ano, 170 novas empresas de cosméticos são criadas na França, alimentadas pela inovação abundante do setor. Além dos principais grupos reconhecidos internacionalmente, nosso setor reúne quase 85% das PMEs espalhadas pela França. Em particular, nos territórios que encontraram maneiras de aprimore seu know-how histórico no campo dos perfumes – Provence, por exemplo – ou seus recursos naturais, principalmente na Bretanha, graças ao sucesso dos ingredientes cosméticos marinhos. ”

 

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/france-perfumes-and-cosmetics,16200

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