Produtos de maquiagem e perfumaria perdem espaço, assim como bebidas alcoólicas e moda, segundo a consultoria Euromonitor

A quarentena imposta pela pandemia do coronavírus mudou os hábitos de consumo dos brasileiros. Alguns produtos ganharam em vendas, outros perderam. A consultoria de pesquisa de mercado Euromonitor analisou o comportamento do consumidor nas últimas semanas para entender essa movimentação e traçar cenários para os próximos meses. “Algumas categorias cresceram 200% nas primeiras semanas de isolamento, mas sabemos que esses efeitos dificilmente são sustentados ao longo do ano todo. Algumas delas podem terminar o ano no zero a zero. Nosso foco é entender movimentos que tenham um impacto anual”, afirma Angelica Salado, gerente de pesquisa da Euromonitor.

O setor de alimentos foi um dos que sentiu o impacto do isolamento social imposto pelo coronavírus. Com boa parte da população brasileira em quarentena e restaurantes fechados, as pessoas abasteceram as despensas e estão cozinhando mais. A corrida ao supermercado, no entanto, gerou alguns exageros. “Nas primeiras semanas houve uma corrida tão grande que em alguns produtos foi comprado o tanto que será consumido no ano todo”, afirma Salado.

É o caso dos itens considerados de indulgência. Esses produtos tiveram grande procura, mas podem sentir redução agora, uma vez que as famílias estão mais apreensivas com o futuro da economia, diz a gerente da Euromonitor.  Por outro lado, produtos de consumo básico como arroz, macarrão, molhos e enlatados devem ter crescimento mais consistente no ano, devido ao maior número de refeições feitas em casa.

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/games-sabonete-e-macarrao-os-produtos-em-alta-na-quarentena/

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