A PPMA (Processing Packaging & Machinery Association) produziu seu Relatório Global de Tendências de Embalagens 2019 e mostrou por que as embalagens de vidro ainda têm um futuro claro e brilhante.
De fato, o mercado de embalagens flexíveis deve crescer 4,9% até 2025, atingindo um valor de US $ 311,38 bilhões.
E, no entanto, se você olhar por trás dessas manchetes iniciais, há tendências positivas que indicam que as soluções de embalagens à base de vidro ainda têm seu lugar no mercado global e continuarão a desempenhar um papel importante no futuro das embalagens.
Segundo o relatório, as garrafas de vidro continuam sendo a solução de embalagem preferida para o álcool; em particular cervejas, vinhos e bebidas espirituosas. Na Austrália por exemplo, de um total de 36 bilhões de unidades de embalagens vendidas, as garrafas de vidro representam a segunda maior participação de mercado em 15,9%, não muito atrás das embalagens flexíveis em 20,3%.
Nesta região, tanto os alcoólicos quanto os refrigerantes respondem por essa grande parcela da participação de mercado das embalagens de vidro nesse setor.
Os comentários do Relatório constataram que a sustentabilidade é a força motriz por trás desse número, com o impacto das embalagens no meio ambiente, levando os consumidores da região a buscar materiais recicláveis, reutilizáveis e reduzidos.
A água engarrafada em vidro também está prosperando na Austrália, com vários fabricantes recorrendo ao vidro para diferenciar seus produtos e comunicar uma sensação de qualidade e bem-estar.
A água engarrafada na Europa Oriental permanece popular, com o Relatório projetando o maior crescimento no setor de bebidas.
Europa
Embora as garrafas de PET ainda dominem, as preocupações éticas com a vida e as preferências de saúde entre as demandas dos consumidores da Europa Oriental continuam altas e esperam que as embalagens sejam sustentáveis.
Isso está influenciando cada vez mais a escolha de compra, responsável pelo crescimento do vidro sobre o plástico. É aqui que as embalagens de vidro estão atendendo ao desejo dos consumidores de evitar contribuir para a crise global de poluição plástica.
A cerveja engarrafada em vidro, que representou 63% de um total de 16,6 bilhões de unidades em 2018, também deve continuar com sua forte presença no mercado da Europa Oriental, com previsão de crescimento saudável em vários países.
Na Ucrânia, prevê-se que as garrafas de vidro para cerveja, vinho e água tenham um CAGR de 3,4% de 2018 a 2023, e na Romênia, a cerveja, o vinho, a água e o suco engarrafados estão previstos para um aumento de 3,6% em relação ao CAGR no mesmo período.
América latina
As embalagens de cerveja foram a categoria líder na América Latina, com as garrafas de vidro sendo o tipo de embalagem dominante, refletindo o desejo das principais cervejarias de alavancar seu maior ativo – a retornabilidade.
A indústria de cerveja da América Latina está altamente concentrada em garrafas de vidro retornáveis de tamanho familiar, com pesos de vidro ecológicos, que deverão ganhar um crescimento de cerca de 2% no futuro.
Em 2017, a cerveja, a maior bebida alcoólica em termos de volume de embalagens, liderou a parcela de garrafas de vidro retornáveis vendidas, com 55% de todas as garrafas de vidro no México retornadas.
As eco-credenciais do vidro são difíceis de ignorar e, com muita cobertura da mídia e debate político internacional em torno da crise mundial da poluição por plásticos, a reciclagem de vidro do ciclo a ciclo continuará a seu favor.
De acordo com a Federação Europeia de Vidro para Contêineres (FEVE), uma tonelada de vidro reciclado economiza 1,2 tonelada de matéria-prima virgem, 60% de CO2 em toda a cadeia de suprimentos, a poluição do ar é reduzida em 20% e a poluição da água é reduzida em 50%.
Além disso, a energia economizada na reciclagem de apenas uma garrafa de vidro pode alimentar um computador por até 20 minutos.
O Global Packaging Trends Report 2019 foi encomendado pelo Grupo de Associações PPMA e suas organizações afiliadas em todo o mundo, APPMA, PMMI, SYMOP e UCIMA.
Deixe um comentário