Marcas de cosméticos apostam em embalagens recicláveis Antigamente uma embalagem luxuosa era sinal de bom produto. Agora, marcas se empenham para adequar seus produtos a um consumidor mais consciente

Todos já se questionaram sobre o volume de plástico de uso único que passa pelas cozinhas. Mas enquanto é possível lavar e reciclar potes de iogurte e reutilizar sacolas de compras, com produtos de beleza e cuidado pessoal a história é diferente.

A maioria dos tubos coloridos, garrafas e potes que se alinham em pias e prateleiras de banheiro é feita de plástico. E, na maioria dos casos, mesmo que você tente reciclá-los, eles são destinados a aterros.

Ou seja, só porque sua garrafa de xampu é reciclável não significa que ela será reciclada. De acordo com a empresa de reciclagem americana TerraCycle, a indústria cosmética mundial produz 120 bilhões de unidades de embalagem por ano, e poucas são aceitas por programas de reciclagem. “Muitas das tecnologias de design que tornam os produtos de cuidados pessoais e de beleza tão compactáveis, flexíveis, portáteis e geralmente fáceis de usar, dificultam a reciclagem. Quanto mais complexa ou cara a embalagem, mais difícil é coletar, separar e reciclar. Como resultado, torna economicamente mais viável simplesmente descartá-lo do que estender os recursos para recuperá-lo”, afirma o chefe de comunicações da empresa, Stephen Clarke.

Depois que um projeto de pesquisa da Garnier descobriu que 56% dos britânicos não reciclam produtos de banho, a marca fez uma parceria com a TerraCycle em um programa que permite que qualquer embalagem de beleza que não possa ser reciclada pelo conselho seja entregue em um dos mais de 2 mil pontos de reciclagem em todo o Reino Unido. A Mac também opera um esquema Back to Mac, por meio do qual os clientes que retornam seis contêineres vazios para Mac recebem um batom gratuito, com iniciativas semelhantes na Kiehl’s e na L’Occitane. Mas o ônus deve ser inteiramente do consumidor?

Marcas como Aveda, REN Clean Skincare e Soaper Duper fizeram esforços para reduzir as embalagens plásticas de uso único, mudando para material reciclado, ou alternativas ao plástico. O tubo do creme Shower Cream, do Dr. Hauschka, é feito a partir de caixas de leite de plástico; os xampus da We Are Paradoxx são em garrafas de alumínio e o Atlantic Kelp and Magnesium Anti-Fatigue Body Wash, da REN, são embalados em plástico reciclado ou reciclável, incluindo 20% de plástico retirado dos oceanos, fornecido pela TerraCycle.

Segundo Arnaud Meysselle, CEO da REN, os clientes que querem fazer a diferença terão de mudar sua percepção de luxo.

“Com plástico reciclado, você está trabalhando com uma paleta de cinzas. No começo eu estava preocupado com isso. Mas os consumidores não se importam. Na verdade, eles estão felizes”, diz ele.

A marca também reempacotou o creme para o corpo na nova garrafa. “Vivíamos em um mundo onde a embalagem é igual ao luxo. Agora, embalagem é igual a desperdício. As pessoas não querem mais”, diz Meysselle.

É verdade que embalagens consideradas extravagantes ou desnecessárias não são mais desejadas pelo consumidor. A Neutrogena, por exemplo, foi duramente criticada quando lançou embalagens individuais de lenços umedecidos.

Mas enquanto a revolta da sociedade contra o plástico é inegavelmente uma coisa boa, um desafio que as marcas encontraram é a suposição de que eliminar o uso de tudo é o único caminho. Muitas alternativas vêm com suas próprias desvantagens.

Rose-Marie Swift é fundadora da RMS Beauty, marca de cosméticos orgânicos que conta com celebridades como Emma Watson, Reese Witherspoon e Gisele Bündchen entre seus fãs. Ela diz que encontrar uma embalagem ecológica para sua maquiagem é uma batalha difícil, impactada fortemente pelos altos custos.

“Os clientes presumem que todo o plástico é ruim, por isso, é difícil explicar que existem níveis diferentes. Nossa embalagem é feita de 80% de fibras recicladas pós-consumo, fabricadas com 100% de energia eólica, mas é muito caro de usar. É um caso de tentar fazer o mínimo de coisa ruim”, diz ela.

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