As soluções de embalagens sustentáveis não se limitam apenas ao desenvolvimento de alternativas ecologicamente corretas como estratégia para as empresas se gabarem como parte de sua estratégia de marketing.
A tecnologia, o processamento e a fabricação por trás das inovações ecológicas significam que ela se tornou uma categoria por si só e – dado o enorme alcance do setor de cosméticos na arena de embalagens sustentáveis - a beleza está rapidamente se tornando um dos líderes no desenvolvimento desses novos métodos.
Etienne Gruyez, CEO e Chefe de Perfumaria e Cosméticos da Stoelzle Masnières, França, disse à Cosmetics Business que não é suficiente que as marcas de beleza simplesmente digam que abandonaram o plástico.
“Os consumidores querem conhecer o processo da cadeia de suprimentos, onde os produtos são adquiridos e se o processo de fabricação é igualmente prejudicial ao meio ambiente”, diz ele.
Em 2020, o setor está testemunhando um influxo de alternativas para animar o setor. A Colgate lançou seu primeiro tubo reciclável; especialista em aplicadores de cosméticos Cosmogen está brincando com o conceito de pincéis de maquiagem sem cola; e a Quadpack está pronta para apresentar seus frascos Nordic Collection, com madeira compostável e materiais à base de biopolímeros.
Enquanto isso, pesquisadores da Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo, Reino Unido, desenvolveram um novo tipo de embalagem biodegradável usando ácido polilático e extrato de alecrim antioxidante, projetado para proteger e preservar os produtos cosméticos que hospeda.
No entanto, a sustentabilidade muitas vezes vem com o estigma de que é um compromisso – que as marcas devem estar preparadas para reduzir a qualidade de seus produtos, pois as alternativas são incapazes de competir com suas contrapartes tradicionais.
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